IMA foi acionado para verificar o licenciamento ambiental desse tipo de atividade
A Fundação de Meio Ambiente de Tubarão está investigando as causas de uma mancha de óleo que apareceu no Rio Tubarão nesta semana. Os indícios apurados até o momento apontam que o vazamento de óleo identificado no Rio Tubarão pode estar relacionado à operação de uma balsa. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira, dia 15, em nota oficial emitida pela prefeitura.
A Fundação já acionou o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), responsável pelo licenciamento ambiental desse tipo de atividade, para que sejam adotadas as providências cabíveis.
“É importante esclarecer que a fiscalização e o licenciamento ambiental de operações nesse trecho do rio não são de competência do município. Por se tratar de um corpo hídrico sob influência de maré, o local é classificado como de domínio da União, conforme estabelece o inciso I do artigo 20 da Constituição Federal e o artigo 26, §1º, da Lei nº 9.433/1997 (Política Nacional de Recursos Hídricos). Nesses casos, a atuação cabe ao órgão estadual ou federal competente”, esclarece a prefeitura.
A Fundação permanece à disposição para colaborar com os órgãos responsáveis, dentro de suas atribuições legais, contribuindo com as ações necessárias para mitigar os impactos ambientais causados pelo incidente.