Decisão unânime foi tomada em reunião da executiva estadual e marca saída oficial do partido
Divulgação/Folha Regional O Movimento Democrático Brasileiro de Santa Catarina (MDB-SC) decidiu, de forma unânime, deixar a base do governo de Jorginho Mello (PL) e iniciar a construção de um projeto político próprio para a disputa ao Governo do Estado nas eleições de 2026.
A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (26), durante reunião do diretório estadual realizada no Hotel Castelmar, em Florianópolis, que reuniu integrantes da executiva e lideranças do partido e ocorre após confirmação do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo) para ser seu vice na chapa que disputará a reeleição nas eleições deste ano com Jorginho Mello.
Conforme antecipado pelo comentarista político da Rádio H2O e novo colunista político do jornal Folha Regional, Anderson Botega, durante o encontro, ficou definida a construção de um projeto próprio visando a Executiva estadual.
“A orientação das lideranças do MDB é que os integrantes deixem os cargos do governo Jorginho Mello, mas não uma exigência. Carlos Chiodini entregou sua carta de demissão da secretaria de Agricultura. Ele volta hoje para Brasília e assume a vaga de deputado federal. Com isso, o sul de Santa Catarina acaba perdendo um parlamentar, que é o Vampiro, que ocupava a vaga. Vampiro já anunciou que vai para o PSD agora em março, e Chiodini desembarca do governo. Outras lideranças também devem se posicionar nos próximos dias”, comenta Anderson.
Apesar do rompimento político com o Executivo estadual, o MDB-SC destacou que continuará atuando de forma responsável no âmbito do Poder Legislativo, mantendo apoio a todos os projetos que sejam considerados de interesse de Santa Catarina e da população catarinense.
A decisão marca um novo posicionamento do partido no cenário político estadual e abre caminho para a reorganização do MDB com foco nas eleições de 2026.
Confira o comentário completo: