Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
COTIDIANO

MP entra com ação contra a prefeitura de Criciúma por irregularidades no estacionamento rotativo

Atitude foi tomada após inumeras reclamações de moradores que criticaram a expansão dos locais de cobrança

Criciúma - SC, 02/07/2025 17h22 | Por: Redação Folha Regional | Fonte: MPSC
Foto: Divulgação/MPSC

O Ministério Público de Santa Catarina, através da Promotoria de Justiça de Criciúma, entrou com uma ação contra a prefeitura e a empresa responsável pelo estacionamento rotativo do município. 

Atitude foi tomada após inumeras reclamações de moradores que criticaram a expansão dos locais de cobrança, que o Ministério Público avalia como irregular. 

Segundo apurado pelo MPSC, a ampliação das áreas de cobrança foi feita sem que antes fosse apresentado um parecer técnico elaborado pela autoridade municipal de trânsito, algo que a lei orgânica do município exige.

Outro ponto abordado pelo Promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro, autor da ação, é que a empresa Gerestar Operações de Estacionamento Rotativo não estaria pagando pela concessão desde dezembro de 2024. Atualmente, a dívida é superior a R$ 1 milhão.

"No curso das investigações percebemos que estavam sendo descumpridos alguns requisitos da lei. Por conta disso, o Ministério Público ajuizou a ação nesta segunda-feira visando regularizar a situação. É importante que fique claro que não somos contra o estacionamento rotativo na cidade. Entendemos que é, sim, um serviço relevante. Entretanto, o Ministério Público pede que seja cumprida a legislação, com a realização do parecer técnico para se entender em que vias há realmente a necessidade do sistema", explica o promotor.

Na ação, o MP requer a concessão de tutela de urgência pela justiça, para que ocorra a suspensão imediata da cobrança nas áreas onde não houve parecer técnico.

Tentativa de acordo

O Ministério Público ainda teria tentado solucionar o problema anteriormente por meio de medidas extrajudiciais. Em março, houve a recomendação que a prefeitura suspendesse a cobrança de novas áreas até que houvesse uma audiência pública para tratar da ampliação, algo que não foi acatado na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!