Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

Mulher de 30 anos morre vítima de meningite em Laguna

Franciele de Souza Rosa será sepultada nesta segunda-feira 

Laguna , 05/05/2025 08h20 | Por: Redação Folha Regional
Agora Laguna/Divulgação/Folha Regional

Uma moradora de Laguna identificada como Franciele de Souza Rosa, de 30 anos, morreu vítima de meningite neste domingo, dia 4.

Segundo informações do portal Agora Laguna, ela estava internada na UTI do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos e teve complicações. A jovem trabalhava no comércio e deixa um filho de 7 anos.

O velório teve início às 21h deste domingo, na capela Pax Preve. Já o sepultamento ocorre nesta segunda-feira, dia 5, às 10h, no Cemitério da Glória.

A meningite é uma doença grave, de evolução rápida, que se caracteriza pela inflamação das membranas que recobrem o sistema nervoso central (meninges).

Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos e agentes não infecciosos, como traumatismos. As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos. 

Há poucos dias, um bebê de 3 meses também morreu vítima de meningite bacteriana na região. O caso foi registrado em Armazém.

:: Saiba mais

Bebê de 3 meses morre vítima de meningite bacteriana em Armazém

Segundo relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE), nos meses de janeiro a março de 2025 foram confirmados 126 casos de meningite no estado de Santa Catarina, sendo a maioria de etiologia viral (MV), seguido pelos casos de meningite por outras bactérias (MB), não especificada (MNE) e meningite por outras etiologias (MOE). Na sequência, a pneumocócica (MP), a meningite por tuberculose (MTBC), doença meningocócica (DM) e meningite por hemófilo (MH).

Dos 126 casos confirmados por todas as etiologias foram registrados oito óbitos, representando uma taxa de letalidade total de 6,3%. A maior taxa de letalidade ocorreu nos casos confirmados pela meningite por tuberculose (50%), seguida pela meningite pneumocócica (25%). 

Importante destacar que existem vacinas disponíveis no Calendário Básico de Vacinação que garantem a proteção para as crianças contra alguns tipos de meningite (meningite por tuberculose, meningite pneumocócica, meningite meningocócica e meningite por hemófilos).

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!