Em Rio do Sul, rio está em nível de emergência
A tarde deste sábado, dia 18, é de chuva em todas as regiões do Estado de Santa Catarina, ocorrendo com maior intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e trechos do Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grd. Florianópolis com acumulados próximos dos 40 mm nas últimas 6h em municípios como Leoberto Leal, Taió, São João Batista e Ituporanga.
::: Saiba mais :::
Com risco de enchente, prefeito de SC pede que moradores saiam de suas casas
No município de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, a Defesa Civil emitiu um alerta de enchente. Na última atualização, às 13h, o Coordenador da Defesa Civil do município, Lúcio Bittencourt, emitiu o alerta de enchente nos rios Índios e Krauel, com inundações graduais iniciando nas ruas baixas da cidade e explicou que caso à chuva não pare nas cabeceiras, pode afetar demais áreas. Na região central, a água já começa a invadir as ruas.
A prefeitura de Presidente Getúlio já abriu um abrigo na EMEB Tancredo Neves (bairro Pinheiro) l, para os moradores das áreas de risco.
Ao longo da tarde, os rios apresentaram elevação nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim e Tijucas, devido aos grandes volumes de chuva registrados. Na região do Alto Vale do Itajaí, o nível do rio em Rio do Sul atingiu nível de emergência esta tarde, devendo seguir em elevação gradual ao longo das próximas horas, assim como nos demais municípios da região.
Na bacia do rio Itajaí-Mirim, o nível no município de Vidal Ramos segue em elevação, em nível de atenção. Já na região de Brusque, o nível apresenta estabilidade, porém deve voltar a apresentar elevação nas próximas horas. Já na bacia hidrográfica do rio Tijucas, o nível do rio no município de São João Batista, deve seguir em elevação gradual ao longo das próximas horas, devido a vazão de montante.
Já no município de Nova Trento, o rio atingiu nível próximo a 4 metros, e apresenta tendência de recessão ao longo da tarde.