Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
COTIDIANO

“Nossa bandeira será a transparência”, diz presidente da Câmara de Morro da Fumaça

Marijane Felippe é uma das poucas mulheres da região a assumir a presidência do Poder Legislativo; nesta entrevista ela destaca prioridades para o mandato

Morro da Fumaça , 05/03/2025 08h06 | Atualizada em 05/03/2025 16h07 | Por: Redação Folha Regional
Lysiê Santos/Folha Regional

Natural de Pedras Grandes, Marijane Felippe (PP) foi a quarta mais votada como vereadora de Morro da Fumaça. Ela é uma das poucas mulheres a assumir a presidência de uma Câmara Municipal na região.

Desde o início do ano, a presidente organiza uma série de documentações para garantir a transparência dos atos do Poder Legislativo. Formada em administração com especialização em gestão pública, Marijane soma mais de 16 anos de experiência no setor público e ficou conhecida por sua atuação na Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça.

Após cinco anos no Poder Executivo, a ex-secretária agora enfrenta os desafios de estar à frente do Poder Legislativo.

Uma de suas principais prioridades é organizar os fluxos de trabalho e trazer transparência à gestão da Câmara. “A Câmara de Morro da Fumaça passou por momentos complicados nos últimos anos. Estou vindo para organizar o fluxo de trabalho. Desde o início do ano estamos resolvendo situações de contratos da gestão passada junto ao Tribunal de Contas. Por isso afirmo que nossa bandeira será a transparência”, comenta Marijane.

A Câmara de Morro da Fumaça foi alvo de uma operação da Polícia Civil no ano passado. Um vereador e dois servidores foram afastados. Segundo as apurações, que tiveram início em outubro de 2023, houve indícios de desvio de verba pública em benefício de particulares assim como de servidores efetivos.

“Nós somos nível zero no Radar da Transparência. Até hoje estamos com dois funcionários afastados após a operação da Polícia Civil. O processo corre em segredo de justiça e não temos muitas informações. Diante dessas situações, vamos priorizar a transparência de todos os atos ocorridos na Câmara”, destaca.

Uma das primeiras ações da presidente será organizar o Portal da Transparência, para que a população tenha acesso ao que está sendo feito no Poder Legislativo local.

Para a presidente, os vereadores estão trabalhando em harmonia para atender as demandas da população. “A gente precisa ter uma Câmara de Vereadores resolutiva e um pouco mais prática. Não vamos ficar segurando projetos para atrasar a votação como moeda de troca. Vamos organizar a casa e fazer o bom uso do recurso público.”

Nova sede da Câmara

A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça passará por uma importante reestruturação administrativa com a centralização de seus departamentos na sede atual, localizada no Centro Múltiplo Uso, no bairro Esperança.

A medida eliminará a necessidade de alugar duas salas no Centro da cidade, resultando em economia superior a R$ 75 mil ao longo de quatro anos, durante a 16ª legislatura.

Atualmente, uma das salas alugadas abriga o setor de contabilidade, onde uma técnica efetiva do Legislativo trabalha isolada. A outra sala é utilizada para o arquivo da Câmara.

Os documentos estão na sua maioria desorganizados e expostos a condições inadequadas de conservação, comprometendo sua integridade e dificultando o acesso. A ideia da presidente é centralizar os documentos e os servidores em um só espaço. Marijane também estuda apresentar um projeto para a construção da nova sede da Câmara. “Vamos conversar com o prefeito para fazermos o projeto e levantar o orçamento para essa obra”, comenta.

Prioridades à frente do Legislativo

Há dois meses à frente do Legislativo, Marijane pretende deixar sua marca como presidente e defende algumas bandeiras, como a transparência nos atos públicos e a saúde e o bem-estar, com a elaboração de políticas públicas que criem programas de incentivo à saúde mental, principalmente das mulheres. A presidente também tem como bandeiras políticas públicas voltadas para as pessoas diagnosticadas com autismo e outras deficiências, além do incentivo à representatividade feminina na política.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!