As altas temperaturas incluem desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e desidratação
A onda de calor em Santa Catarina deve seguir até domingo com intensidade. As altas temperaturas incluem desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e desidratação. A Defesa Civil, que havia anunciado o fenômeno até sexta-feira, dia 7, atualizou a previsão até domingo, dia 9. O risco relacionado às altas temperaturas também aumentou no Estado.
No entanto, essa onda já tem data para acabar: entre domingo e segunda-feira, dia 10, o cenário muda radicalmente com a chegada de uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo temperaturas mais agradáveis e abaixo da média para o verão.
Nesta quarta-feira, dia 5, o dia começa e termina com mais nuvens e chance de chuva isolada no Litoral e áreas próximas, devido à circulação marítima. No decorrer do dia o sol predomina em todas as regiões catarinenses.
As temperaturas se elevam rapidamente e as máximas, à tarde, ficam entre 30 e 34°C nas áreas centrais e na Serra e novamente superam os 35°C no Grande Oeste e Litoral Sul, chegando aos 37°C no Extremo Oeste.
O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. Todo esse calor combinado com a disponibilidade de umidade, favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, do Extremo Oeste ao Planalto Norte, mas o risco é baixo para ocorrências associadas.
Na quinta-feira, dia 6, a circulação marítima ainda mantém a presença e variação de nuvens, bem como a condição para chuva na madrugada e amanhecer no Litoral e áreas próximas. Nas demais regiões do estado o sol predomina desde o início do dia, resultando em temperaturas elevadas.
As máximas superam novamente os 30°C e chegam aos 36°C no Extremo Oeste e Litoral Sul à tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor e ao desconforto térmico. No Extremo Oeste e Oeste, não se descarta a ocorrência de temporais muito isolados entre a tarde e a noite, típicos de verão. O risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais e à chuva no Litoral.
Na sexta-feira, dia 7, a circulação marítima ganha força e mantém a maior presença de nuvens ao longo do dia no Litoral, onde também há condições para chuva, sobretudo na manhã. Nas demais regiões sol, calor e pancadas isoladas de chuva com trovoadas. O risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais e à chuva no Litoral.
À tarde, as temperaturas máximas variam entre 30 e 33°C na maioria das regiões e oscilam de 34 a 37°C no Grande Oeste e no Litoral Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às altas temperaturas, como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente na população vulnerável.
No sábado, dia 8, presença de sol e calor intenso em todas as regiões, em condições típicas pré-frontais. No final do dia há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente nas áreas de divisa com o RS, devido ao calor e a formação de uma frente fria no estado vizinho, que avança para SC no decorrer do domingo, dia 9, estendendo as condições para chuva e temporais para todas as regiões.