O projeto, realizado pelo Instituto Genésio Antônio Mendes (IGAM), marca um novo capítulo na história da instituição
A Associação Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus, reconhecida por seu impacto social e cultural em Tubarão desde 2011, está prestes a inaugurar sua nova sede. Será no dia 12 de fevereiro. O projeto, realizado pelo Instituto Genésio Antônio Mendes (IGAM), marca um novo capítulo na história da instituição, que transforma a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da música.
O IGAM foi o idealizador e realizador do projeto, investindo cerca de R$1.100.000, para viabilizar a obra. O novo espaço, localizado no bairro Passagem, conta com arquitetura diferenciada e será um ponto de referência para a região. Algumas empresas da região também apoiaram com doações de materiais, serviços e produtos.
Com a construção da nova sede, iniciada em dezembro de 2023, a orquestra busca solucionar os desafios enfrentados pela falta de infraestrutura. O novo prédio oferecerá estrutura moderna e funcional com 288 metros quadrados de área planejada e construída. Além de atender 45 crianças e adolescentes, a sede permitirá a expansão do número de vagas e fortalecerá os vínculos entre alunos, famílias e comunidade.
A Orquestra Santa Teresinha nasceu como projeto social em 2011, idealizado pelo padre Edison de Souza Müller, pároco da Paróquia Santa Teresinha, as religiosas, entre elas a Irmã Johana Augusta Niemann, e lideranças comunitárias, com o objetivo de oferecer oficinas de música no contraturno escolar. Em 15 de fevereiro de 2022, constituiu-se como associação, consolidando sua missão de promover inclusão e transformação social.