O projeto realizado pelo Instituto Genésio Antônio Mendes (IGAM) atenderá crianças e adolescentes com projetos sociais
“Aqui a música poderá mudar vidas, curar feridas. Nossa missão é criar oportunidades, inclusão e transformar o futuro das nossas crianças e adolescentes”, disse o padre Edison Müller, pároco da Paróquia Santa Teresinha, durante seu discurso na inauguração da nova sede da Associação Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus. O evento reuniu dezenas de autoridades políticas e religiosas nesta quarta-feira, dia 12, no bairro Passagem, em Tubarão.
A sede foi construída através do Instituto Genésio Antônio Mendes (IGAM), e marca um novo capítulo na história da instituição, que transforma a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da música desde 2011.
O IGAM foi o idealizador e realizador do projeto, investindo cerca de R$1.100.000, para viabilizar a obra. O novo espaço, localizado no bairro Passagem, conta com arquitetura diferenciada e será um ponto de referência para a região. Algumas empresas também apoiaram com doações de materiais, serviços e produtos.
Durante o evento de inauguração, algumas autoridades se manifestaram parabenizando a paróquia e o IGAM pela iniciativa. “Queremos agradecer esse movimento do terceiro setor. A Associação está fazendo um excelente trabalho e nosso papel como poder público é apoiar. Vamos fazer com que essa orquestra seja reconhecida como a melhor da região”, comentou o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto.
A diretora executiva do IGAM, Gisele Bittencourt Francisco, também ressaltou o trabalho da orquestra e de outras entidades sociais apoiadas pelo instituto. “Este é um projeto relevante para a transformação social e esse momento simboliza a união de forças para mudar futuros. O IGAM tem esse propósito de conectar e transformar realidades. Por isso fizemos esse investimento de R$ 1,2 milhão para proporcionar um espaço adequado que trará acolhimento e esperança.”
O empresário Genésio A. Mendes também discursou na inauguração e compartilhou algumas memórias da Irmã Johana Augusta Niemann, uma das idealizadoras do projeto social da orquestra Santa Teresinha. “Hoje estamos aqui falando de arte e música, ou seja, mãos ocupadas, mentes sadias. Tive oportunidade de conhecer a Irmã Johana, que deixou seu legado ao fazer o bem. E é isso que o IGAM faz. Já estamos alcançando os 18 municípios da Amurel no apoio de projetos sociais”, enfatizou.
Ao final do evento, os integrantes da orquestra se apresentaram e em seguida houve o descerramento da placa que oficializou a inauguração.
Nova sede
Com a construção da nova sede, iniciada em dezembro de 2023, a orquestra busca solucionar os desafios enfrentados pela falta de infraestrutura. O novo prédio oferecerá estrutura moderna e funcional com 288 metros quadrados de área planejada e construída. Além de atender 45 crianças e adolescentes, a sede permitirá a expansão do número de vagas e fortalecerá os vínculos entre alunos, famílias e comunidade.
A Orquestra Santa Teresinha nasceu como projeto social em 2011, idealizado pelo padre Edison de Souza Müller, pároco da Paróquia Santa Teresinha, as religiosas, entre elas a Irmã Johana Augusta Niemann, e lideranças comunitárias, com o objetivo de oferecer oficinas de música no contraturno escolar. Em 15 de fevereiro de 2022, constituiu-se como associação, consolidando sua missão de promover inclusão e transformação social.