Pais de alunos da EEB Engenheiro Álvaro Catão, em Imbituba, cobram transparência sobre rumores de implantação do modelo cívico-militar e pedem consulta à comunidade escolar
Após rumores de possível implantação do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares na EEB Engenheiro Álvaro Catão, em Imbituba, alguns pais de alunos, preocupados com a eventual mudança, estão cobrando transparência sobre o processo e pedem também que a comunidade escolar seja consultada.
No final de março, o deputado estadual Sargento Lima (PL) apresentou uma indicação, destinada ao governo do Estado, sugerindo a transformação da Álvaro Catão em escola cívico-militar.
Na indicação, Sargento Lima defende que “a adoção desse modelo traria benefícios concretos, como maior segurança no ambiente escolar, melhor aproveitamento pedagógico e fortalecimento da relação entre escola, família e sociedade”.
O deputado estadual alega também que a transformação da unidade em escola cívico-militar “atende a um anseio da população, que busca educação de excelência aliada a princípios de ordem, respeito e patriotismo”.
Em atendimento à indicação de Sargento Lima, a Diretoria de Ensino/Gerência do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado da Educação, informou no início de abril que irá verificar a possibilidade de atendimento ao pleito, de acordo com os critérios estabelecidos no Decreto nº 426, de 22 de dezembro de 2023, que institui o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares.
Alguns pais contam que na semana passada a escola, localizada no bairro Vila Nova Alvorada, já recebeu a visita de militares. Mas reclamam que há poucas informações sobre o projeto.
O que diz o Estado de SC
Procurada pela Folha Regional, a Secretaria de Estado da Educação, por meio de sua assessoria, disse que atualmente só há em andamento a implementação do programa em duas novas escolas estaduais, uma em Videira e a outra em Timbó.
“Não há nenhuma outra nova que vá receber o modelo ainda este ano. São mais essas duas, além das outras 15 que já existem, totalizando 17 até o fim deste ano. Talvez a de Imbituba entre em um momento futuro, mas, por enquanto, ela não conta com esta previsão”, afirmou a SED.
Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina
O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina foi instituído pelo governo do Estado em 2023, com a assinatura do Decreto nº 426 pelo governador Jorginho Mello. Prevê participação dos militares com projetos e ações de prevenção contra o abandono e a violência escolar, com foco no reforço de valores como civismo, disciplina, respeito e cooperação.