Ação fez parte do "Natal Floripa, 100 Anos de Luz", promovida pela prefeitura de Florianópolis
Divulgação/Folha Regional Quem visitou a Casa do Papai Noel, no Centro de Florianópolis, encontrou um bom velhinho diferente e especial. De barba branca, roupa vermelha e muitos sorrisos, ele se comunicava em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, com crianças surdas, ouvintes e até turistas.
O personagem é interpretado por Gustavo Gusmão Ferreira, ator e produtor audiovisual, que atua há três anos como Papai Noel surdo. Para garantir a comunicação com todos, ele contou com a ajuda das tradutoras e intérpretes de Libras Joanna Bruna Tiepo e Maria Alice de Souza, que também interpretaram a Mamãe Noel bilíngue.
Um vídeo divulgado pela prefeitura de Florianópolis mostra um desses momentos especiais: o Papai Noel conversa em Libras com uma criança, enquanto a Mamãe Noel interage com o público ao redor.
Joanna conta que a experiência vai além da tradução. Entre pedidos de presentes, cartinhas e fotos divertidas, até com cachorros, houve momentos emocionantes. Alguns pediram brinquedos, outros choraram de medo no primeiro encontro com o Papai Noel.
Teve quem negociasse largar a chupeta e até um visitante que pediu os números da Mega-Sena.
“É muito bonito ver a emoção das crianças surdas ao receberem as informações diretamente na sua primeira língua. Ao mesmo tempo, é emocionante ver crianças e adultos ouvintes curiosos, tentando se comunicar em Libras e se encantando com essa troca”, conta.Além do encontro com o bom velhinho, o espaço ofereceu decoração temática, áreas para fotos, atrações para todas as idades e brinquedos gratuitos. A ação fez parte do "Natal Floripa, 100 Anos de Luz", em homenagem ao centenário da Ponte Hercílio Luz, comemorado em 2026.