Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

Pavimentação do acesso à Praia do Sol, em Laguna, é paralisada após irregularidades

Postes de alta tensão deverão ser realocados em um trecho da via; empresa foi notificada

Laguna , 14/03/2025 10h19 | Atualizada em 14/03/2025 12h47 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

A pavimentação asfáltica do acesso à Praia do Sol, em Laguna, foi paralisada após a prefeitura verificar irregularidades em parte da execução quando a obra começou, em 2024.

“Identificamos, nas vistorias de fiscalização, inúmeros serviços que foram realizados em desacordo com o projeto que foi licitado”, explicou o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Walmecir Rampinelli.

Um relatório com laudo técnico foi encaminhado para a procuradoria jurídica do município e a empresa responsável foi notificada. “Todas as irregularidades identificadas são de responsabilidade da empresa executora da obra”, salienta Rampinelli.

Além disso, também será necessária a relocação dos postes de alta tensão num trecho de 480 metros de extensão. “Já solicitamos à Celesc essa alteração, que deverá fazer um projeto e orçar uma empresa prestadora de serviço especializada para executar”, complementa.

Saiba mais sobre a obra

A pavimentação asfáltica totalizará uma extensão de 1.280 metros, incluindo também a realização de drenagem pluvial, sinalização viária e passeio público acessível.

A obra tem recursos federais (emenda impositiva do deputado Daniel Freitas) e estaduais (transferência especial por indicação do deputado Ismael dos Santos), totalizando investimentos de aproximadamente R$3,5 milhões.

Em fase de terraplanagem do trecho 1, a obra está sendo realizada somente no trecho em que o recurso está disponível (de acordo com a lei).

Confira o laudo técnico com as irregularidades identificadas

1) O projeto especifica execução de bueiro simples tubular de concreto (BSTC) com diâmetro DN 600 mm . Foi executado bueiro duplo tubular de concreto (BDTC) com diâmetro DN 1000 mm.

2) Os tubos de concreto (BDTC) executados, DN 1000 mm, apresentam rachaduras na sua geratriz inferior, comprometendo estruturalmente seu desempenho e finalidade.

3) As bocas do bueiro (BDTC) foram executadas com blocos de concreto. O projeto e planilha orçamentária determinam de sejam executadas em concreto com resistência de fck = 20 MPa.

4) A medição 01, realizada em 26 de dezembro de 2024, foi medido e pago o serviço do item 2.3.3 – Dreno longitudinal profundo para corte em solo – DPS 08 – tubo de concreto perfurado e brita comercial, 542,24 metros, R$ 113.913,78, quantidade total prevista em projeto e planilha orçamentária, representando aproximadamente 46% do valor da respectiva medição. Não identificamos este serviço no trecho, “in loco”, e, confirmado pela contratada, Eng°Gustavo Taufembach a sua não execução.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!