Quarta-feira, 03 de dezembro de 2025
Tubarão
28 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
28 °C
16 °C
COTIDIANO

Pedras Grandes pode romper Pacto de Amizade com cidade da Itália

Decisão do prefeito Agnaldo Filippi decorre de recente legislação promulgada pelo governo italiano que impõe restrições ao reconhecimento da cidadania italiana por descendência para brasileiros

Pedras Grandes - SC, 03/12/2025 09h31 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que, se aprovado, desfaz o Pacto de Amizade celebrado entre o município e a cidade de Belluno, na Itália. Na justificativa ao projeto, o prefeito alega que “eventos recentes no cenário italiano comprometeram irremediavelmente os fundamentos dessa parceria”.

O Pacto de Amizade foi instituído por lei municipal de 22 de março de 2023, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural, artístico, turístico, comercial, industrial e tecnológico entre as duas cidades.

Em 25 de março do mesmo ano foi realizada a cerimônia de assinatura do acordo. O evento contou com a presença de políticos locais e uma delegação italiana, chefiada pelo consigliere (vereador) Roberto Ferro.

Para o pedido de rompimento do Pacto de Amizade, o prefeito de Pedras Grandes cita a nova legis-lação promulgada pelo governo italiano que “impõe restrições significativas e limitadoras ao direito de reconhecimento da cidadania italiana por descendência para os cidadãos brasileiros”.

Filippi afirma também que, diante da nova legislação, “esperava-se que a cidade de Belluno demonstrasse solidariedade e agisse em defesa dos interesses de sua comunidade-irmã e de seus descendentes no Brasil”. Mas, para o prefeito, o que se viu foi o “silêncio institucional das autoridades de Belluno”, configurando “falha grave no princípio da reciprocidade e da cooperação”.

Para o prefeito, na justificativa ao projeto de lei que tramita na Câmara de Pedras Grandes, a manutenção do Pacto de Amizade, diante dos acontecimentos recentes, “representa não apenas formalidade vazia, mas endosso tácito à postura de desconsideração para com a comunidade ítalo-brasileira”.

O projeto deve ir à votação em plenário nas próximas semanas.

Pacto de Amizade começou a ser construído em 2022

O Pacto de Amizade entre a comune de Belluno e a cidade de Pedras Grandes começou a ser construído em abril de 2022. Os primeiros contatos foram com o presidente da Associação

Bellunesi nel Mondo, Oscar de Bona, com o arquiteto Marcello Mazzucco e com o presidente da Província de Belluno, Roberto Padrin. O prefeito Agnaldo Filippi foi um dos incentivadores dessa aproximação e chegou a acompanhar a aprovação do projeto na Câmara.

Belluno é uma importante cidade do Vêneto, capital de província e centro comercial e histórico, que, com o pacto, passou a ser cidade-irmã de Pedras Grandes na Itália.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!