O produto, que seria utilizado para desinfecção na indústria alimentícia, é corrosivo e apresenta riscos ambientais e à saúde devido à toxicidade de seus vapores e líquidos
Um acidente com um caminhão carregado com produto químico perigoso causou sérios danos nas proximidades da BR-101, em Paulo Lopes.
O acidente ocorreu neste sábado, dia 25, no km 260 da BR-101, sentido sul, próximo ao rio Cova Triste. Uma carreta bitrem carregada com clorito de sódio (solução a 25%) explodiu e tombou no trecho espalhando o produto tóxico. Além dos transtornos na rodovia com formação de filas quilométricas, o acidente também impactou o meio ambiente.
:: Saiba mais
Caminhão carregado com produto químico tomba e interdita BR-101 em SC
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) está monitorando e acompanhando as ações. O produto, que seria utilizado para desinfecção na indústria alimentícia, é corrosivo e apresenta riscos ambientais e à saúde devido à toxicidade de seus vapores e líquidos.
O acidente resultou no tombamento de uma das carretas, que transportava 20 contêineres IBC de 1250 litros cada. Dos 20 contêineres, cerca de 16 mil litros romperam, causando o derramamento do produto, que contaminou o solo, a água do rio Cova Triste e afetou parte da vegetação próxima ao local.
Equipes do IMA identificaram dano ambiental, incluindo a mortandade de peixes, como exemplares das espécies Astyanax sp. (lambari) e Hoplias sp. (traíra), além de outros impactos à fauna aquática.
De imediato, as equipes do IMA se mobilizaram para verificar a situação ambiental, realizando o mapeamento dos possíveis cursos d’água que poderiam ser afetados pelo derramamento. “O IMA reforça seu compromisso em mitigar os impactos ambientais causados pelo acidente, monitorando o local e apoiando as ações necessárias para a recuperação do ambiente afetado”, informaram os responsáveis pelo instituto.