Os partidos anunciaram nesta semana os nomes que estão à disposição para disputa da majoritária
O Partido Liberal (PL) e o Progressistas de Jaguaruna se prepara para disputar as eleições municipais deste ano com uma nominata de pré-candidatos a vereadores e pré-candidatos à prefeitura.
Na última semana, o PL emitiu uma nota oficializando quatro nomes para disputar a pré-candidatura a prefeito de Jaguaruna.
De acordo com o presidente da sigla municipal, Claudionor Souza dos Santos, a escolha do representante oficial do partido à majoritária será feita através de pesquisa quantitativa com a população.
“A escolha do candidato oficial do partido será feita dentro dos prazos legais, através de uma pesquisa quantitativa, garantindo assim uma decisão democrática e respaldada pelo apoio da comunidade”, afirma.
Os nomes escolhidos foram do empresário Rubens Pereira, engenheiro agrônomo Júlio Marques, médico dr. Thiago Mappes e, entre eles, destaca-se também o nome de uma mulher, a vereadora Aline Vieira Bitencourt, que exerce seu primeiro mandato na Casa Legislativa. “Como integrante do PL e vereadora, desde o início coloquei meu nome à disposição do partido para as eleições à majoritária por entender que o partido é democrático e que toda construção deve ser feita no coletivo, concentrando forças e bons relacionamentos”, afirma Aline.
“Os nomes foram cuidadosamente selecionados e aprovados pela Executiva municipal e estadual. Cada um traz consigo experiência e qualidades distintas”, reforça o presidente do PL municipal.
Progressistas tem quatro nomes à majoritária
A Executiva do partido Progressistas também se reuniu nesta semana e em consenso ficou definido quatro nomes que se colocaram à disposição para a pré-candidatura a prefeito: o vereador Sérgio Bitencourt, o vereador Rogemar Souza, o ex-prefeito Marcos Tibúrcio e o atual diretor da Câmara de Vereadores, Ismael Piuco.
Uma pesquisa será feita para definir qual dos quatro representará o partido na disputa pela prefeitura no pleito municipal em outubro. Após o período da janela partidária, o Progressistas passou a ter a maior bancada do legislativo municipal, com seis vereadores.
Prazos
Os partidos e federações poderão realizar entre 20 de julho e 5 de agosto convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.