Domingo, 23 de novembro de 2025
Tubarão
25 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
25 °C
16 °C
COTIDIANO

Políticos de SC se posicionam sobre prisão de Bolsonaro

Prisão preventiva do ex-presidente foi cumprida neste sábado

22/11/2025 11h28 | Atualizada em 22/11/2025 11h35 | Por: Redação Folha Regional

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro foi realizada na manhã deste sábado, dia 22, em cumprimento a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por conta da convocação de vigília, neste sábado, nas proximidades da residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar.

Segundo Moraes, a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar "eventual tentativa de fuga do réu".

O ministro do STF afirma ainda que o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico de Bolsonaro na madrugada deste sábado: "A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho".

Diante da prisão, políticos de Santa Catarina usam suas redes sociais para se posicionar sobre a prisão.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), destacou que Bolsonaro não teve um julgamento justo e vem sendo privado de liberdade antes mesmo da sua condenação. “Hoje, mais um golpe contra seus direitos. Um homem que não roubou um pila da população e que é o principal nome da oposição, legitimado por metade dos eleitores brasileiros”, lamentou.

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, frisou que a defesa do ex-presidente adotará todas as medidas necessárias para reverter essa decisão. “Todos sabem do estado de saúde debilitado em que ele se encontra, resultado da facada e das sucessivas cirurgias. O PL sempre apoiará Bolsonaro, o maior líder político da história deste país”, afirmou.

A deputada Caroline de Toni (PL) definiu o mandado como ‘um dos maiores absurdos já cometidos pela Justiça brasileira’. “O maior líder que a direita já teve, homem que não cometeu crime algum, foi submetido a um processo absolutamente nulo e agora levado à prisão. Lutaremos até o fim contra essa injustiça”, escreveu.

A também deputada Júlia Zanatta (PL) afirmou que Moraes não quer que Bolsonaro fale, tenha rede social e sequer exista. “Ele quer que a gente esqueça Bolsonaro por completo, mas não vamos. É óbvio que o ministro concluiria essa palhaçada que está acontecendo com a prisão de Bolsonaro. É o sonho do sistema essa prisão”, repudiou.

O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto (PL) também usou suas redes para manifestar seu posicionamento. “Momento gravíssimo para o país. A cada dia fica mais evidente a perseguição à direita e ao presidente Bolsonaro, que não roubou, mas paga por ser o principal nome da oposição. É justiça ou uso político do Estado?”, comentou.

A oposição também se pronunciou sobre a detenção de Bolsonaro. O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Catarina, Fabiano da Luz, afirmou que a decisão é justificável diante do apelo público feito por Flávio Bolsonaro (PL). “Isso evidencia não apenas o risco evidente de fuga, mas também a necessidade de resguardar a ordem institucional”, salientou.

A deputada Luciane Carminatti (PT) também comemorou a prisão do ex-presidente, em suas redes sociais. “Que bela notícia para começar o sábado. É a justiça sendo feita. O lugar de Bolsonaro é na cadeia”, afirmou.

O deputado federal Décio Lima (PT) compartilhou um vídeo feito com inteligência artificial que simula imagens de Bolsonaro na cadeia. “Pela honra das mais de 700 mil pessoas que morreram na pandemia da Covid-19”, afirmou.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, determinada após o descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF. Ele estava usando tornozeleira eletrônica e proibido de acessar embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras e de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por intermédio de terceiros.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!