Fica proibida a circulação de todos os tipos de veículos, pedestres e ciclistas até nova ordem técnica da Defesa Civil
Divulgação/Folha Regional A prefeitura de Braço do Norte realizou na manhã desta quinta-feira, dia 6, a interdição total da Ponte da Represa, após o agravamento das fissuras estruturais já identificadas anteriormente pela Defesa Civil Municipal. A medida passa a valer imediatamente e permanece até nova ordem técnica.
Além das fortes chuvas das últimas semanas, que aumentaram o risco, motoristas continuaram trafegando com veículos pesados pelo local — mesmo com sinalização de proibição, que inclusive foi instalada e posteriormente roubada, dificultando o controle e orientação no trecho. Com isso, fica proibida a circulação de todos os tipos de veículos, pedestres e ciclistas.
Na manhã desta quinta-feira, foi realizada uma reunião emergencial entre a Defesa Civil, o Setor de Planejamento, a equipe técnica da prefeitura e o prefeito em exercício, Duda Schueroff, para deliberação de medidas imediatas, rotas alternativas e definição das próximas ações para garantir segurança e continuidade das obras da nova ponte.
.jpg)
O Engenheiro Civil Richard Tramontin, responsável técnico que acompanha o processo, destaca a necessidade de rigor e atenção total neste momento. “Com a alteração do curso do rio para execução da nova ponte de concreto armado, houve movimentação da estrutura da ponte baixa existente. Somado às chuvas e ao tráfego indevido de veículos pesados, a estrutura chegou ao seu limite. Agora é uma questão de preservar vidas, e não há mais condições de passagem”, afirma.
O prefeito em exercício, Duda Schueroff, reforça que o município tratará o caso como prioridade absoluta. “É uma medida que impacta, mas é a única possível diante do risco real. Segurança vem em primeiro lugar. Vamos trabalhar com agilidade e transparência para restabelecer a ligação com segurança o mais rápido possível”, afirmou Duda.
O coordenador da Defesa Civil, Fernando Longuinho ressalta a importância da conscientização dos motoristas. “Entendemos que a medida afeta diretamente a comunidade, mas se faz necessária. Intensificaremos a fiscalização no trecho para que ninguém descumpra a determinação”, completa.
A Administração Municipal orienta a comunidade a utilizar rotas alternativas até novas informações. Todas as atualizações oficiais serão divulgadas pelos canais da Prefeitura.