CCR ViaCosteira explica a situação e fala sobre reparo na rede de energia após falha na iluminação
Willian Reis/Folha Regional Quem passou pela Ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna, nas últimas semanas, deve ter observado a falta de iluminação pública em parte da ponte estaiada e postes instalados no trecho até às proximidades da entrada da cidade. (CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO)
Segundo a CCR ViaCosteira, concessionária responsável pela manutenção da rodovia, iluminação e conservação da ponte, com as fortes chuvas e ventos registrados nos últimos dias do mês de dezembro de 2025, a rede de média tensão, que alimenta a iluminação da Ponte Anita Garibaldi, foi atingida por queda de árvores.
Com isso, um trecho da rodovia na ponte está sem iluminação. “A queda de árvores se deu sobre os cabos que alimentam a subestação de energia da ViaCosteira, que acionou a Celesc assim que houve a falha da iluminação e aguarda o reparo para que o serviço seja reestabelecido o mais rápido possível”, informou a concessionária ao ser questionada pela reportagem do Folha Regional.

A ponte
Em formato estaiado, com mais de 2,8 km de extensão em pista dupla, a ponte tem 400 metros de vão central suspensos por 60 cabos de aço e duas torres que atingem mais de 50 metros de altura, além de sua iluminação cênica com 72 refletores led, tornando-a uma das maiores pontes do Brasil.
A ponte tem ao todo 182 postes de iluminação. As luminárias das torres foram afixadas nos 56 cabos de sustentação no centro da estrutura e oito pontos instalados nos cabos laterais.