A partir de janeiro de 2026, tarifas do gás natural em Santa Catarina terão redução média de 12%, com cortes maiores em setores automotivo e industrial.
Foto: SEF/Divulgação A partir de 1º de janeiro de 2026, as tarifas do gás natural em Santa Catarina terão uma redução média de 12%, informou a Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado (Aresc). A medida beneficia consumidores residenciais, empresas e setores específicos, como o gás automotivo e industrial.
Segmento Percentual de redução
Frotista 14,20%
GNC/GNL 14,20%
Geração distribuída e matéria-prima 13,52%
Automotivo 13,31%
Industrial 11,80%
Comercial 8,96%
Residencial 6,97%
A agência destacou que a diminuição das tarifas foi possível graças à otimização do portfólio de compras, renegociação com fornecedores e à favorável variação do dólar e do preço do petróleo no mercado internacional.
Além disso, a Aresc informou que a redução acumulada da tarifa média entre janeiro de 2023 e janeiro de 2026 chega a 38%, trazendo alívio ao bolso de consumidores e empresas.
As tabelas tarifárias atualizadas estarão disponíveis no site da SCGÁS a partir de 1º de janeiro, e as projeções mensais do custo do gás e do transporte já podem ser consultadas no site da Aresc.
O corte nas tarifas deve impactar positivamente setores como transporte, indústria e geração de energia, além de reduzir o custo de vida para residências que utilizam gás natural para cozinhar e aquecer água.