Javier Milei participa de evento que reúne conservadores em Santa Catarina neste domingo
O presidente da Argentina, Javier Milei, chegou na noite deste sábado, dia 6, a Balneário Camboriú (SC), onde participa neste domingo, dia 7, da versão brasileira da Conferência de Política e Ação Conservadora (CPAC Brasil). É a primeira visita do argentino ao Brasil desde que ele tomou posse em dezembro de 2023.
Em uma quebra de protocolo diplomático, Milei não se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele chegou ao hotel que o ex-presidente Jair Bolsonaro está hospedado por volta das 23h25 deste sábado, dia 6, mas não parou para falar com a com a imprensa. A CPAC Brasil é organizada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
Milei desembarcou no aeroporto de Navegantes e fez o trajeto até Balneário de carro em um comboio com batedores.
Inicialmente, estava previsto um jantar no Expocentro, mesmo local em que ocorre o evento. Porém, Bolsonaro, os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC), o deputado Nikolas Ferreira (PL-SP) e outros bolsonaristas fizeram a refeição sem Milei e seguiram para o hotel para aguardá-lo.
O chileno José Antonio Kast, candidato de extrema-direita na última eleição do Chile, também está no local, assim como o ativista Paulo Kogos, pré-candidato a vereador de São Paulo pelo União Brasil.
Ao chegar, Milei foi recepcionado por Bolsonaro e Tarcísio no hall do hotel e, em seguida, foi para uma sala assistir o final do jogo entre Brasil e Uruguai, pelas quartas de final da Copa América. Antes da chegada dele, um sósia do presidente da Argentina apareceu na frente do hotel e enganou o público que aguardava no local.
Bolsonaro discursou, neste sábado, dia 6, na abertura do evento. Foi a primeira aparição pública de Bolsonaro em um evento desde que foi indiciado pela Polícia Federal, na quinta-feira, dia 4, no inquérito que apura a suposta venda irregular de joias e outros presentes oficiais recebidos por ele em agendas pelo exterior. O relatório indica crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e apropriação de bens públicos. Ele nega as acusações.
Participam da conferência diversas lideranças bolsonaristas, como os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Ricardo Salles (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Caroline De Toni (PL-SC), além do senador Magno Malta (PL-ES). O deputado estadual Bruno Engler (PL-MG), pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte, também está no evento.