No decorrer da manhã, as instabilidades se intensificam devido à formação de um sistema de baixa pressão e de uma nova frente fria no sul do Brasil
Nesta quinta-feira, dia 7, o tempo fica instável no Estado. Há condições para pancadas de chuva durante a madrugada em grande parte de Santa Catarina. No decorrer da manhã, as instabilidades se intensificam devido à formação de um sistema de baixa pressão e de uma nova frente fria no sul do Brasil.
Há condições para temporais acompanhados por raios, chuva intensa, ventania e eventual queda de granizo. Os temporais se iniciam no Oeste e nas áreas de divisa com o RS entre a manhã e a tarde e se espalham para as demais regiões ao longo do dia. O risco é moderado a pontualmente alto para alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
As mínimas variam entre 7 e 10°C entre os Planaltos e entre 11 e 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 22°C entre o Alto Vale e o Litoral Norte, ficam em torno de 18°C entre os Planaltos e variam entre 21 e 23°C nas demais áreas.
Na sexta-feira, dia 8, o tempo segue instável em Santa Catarina, com condições para temporais com raios, ventania, chuva intensa e eventual queda de granizo, principalmente entre a madrugada e manhã. No Litoral e no Planalto sul, as rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h.
O risco segue moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos. O mar fica agitado, com ondas de sul/sudeste entre 2,5m e 3,0m de altura. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Ao longo da tarde e da noite, a aproximação de uma massa de ar frio e seco diminui as condições para chuva e provoca uma queda acentuada nas temperaturas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. As temperaturas mínimas serão registradas à noite, ficando abaixo de 5°C do Meio-Oeste aos Planaltos – e próximas a 0°C nas regiões mais altas – abaixo de 10°C no Oeste e próximas aos 12°C no Litoral.
No sábado, dia 9, o frio se intensifica em Santa Catarina com o avanço da massa de ar seco e frio pelo estado. O risco é alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. Na serra catarinense há condições para precipitação invernal durante a madrugada. As temperaturas mínimas ficam abaixo de 5°C em grande parte do estado.
No Litoral, variam entre 5 e 9°C, enquanto nas regiões mais elevadas entre o Meio-Oeste e os Planaltos, os termômetros ficam ainda mais baixos, com valores próximos a -4C°. À tarde, o tempo firme predomina, com sol entre poucas nuvens. No entanto, as máximas permanecem baixas, não ultrapassando os 10°C em grande parte do estado e os 15°C nas regiões litorâneas. O mar permanece agitado, com ondas de sul/sudeste entre 2,5m e 3,0m de altura. O risco segue moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
No domingo, dia 10, e na segunda-feira, dia 11, o frio intenso predomina em Santa Catarina, com temperaturas mínimas abaixo de 5°C em grande parte do estado. No Litoral, as mínimas não passam dos 10°C e nas regiões de serra os termômetros ficam negativos, registrando valores abaixo de 0°C. Há condições favoráveis para formação de geada em grande parte das regiões. O risco permanece alto para desconforto térmico, doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, principalmente nas primeiras horas da manhã.