Na tarde desta quinta-feira foi necessária uma força-tarefa da PRF e PM para dispersar centenas de manifestantes no km 25 da BR-101 em Joinville
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) continua as negociações com manifestantes para liberar o trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina. De acordo com a última atualização, há ainda cinco pontos bloqueados no Estado.
Na tarde desta quinta-feira, dia 3, por volta das 15h, foi necessária uma força-tarefa entre PRF e PM para dispersar centenas de manifestantes no km 25 da BR-101 em Joinville. Segundo a PRF, as negociações para saída pacífica aconteciam desde domingo, dia 30.

Hoje pela manhã, foi apresentada formalmente mais uma proposta de desocupação, rejeitada pelos manifestantes. Depois da retirada dos detritos, a pista será liberada ao fluxo. Nas rodovias estaduais não há mais pontos de bloqueio.
Manifestantes seguem ocupando rodovias em ao menos sete Estados. Ainda há registros de ocorrências também no Amazonas (uma interdição); Mato Grosso (24 interdições); Mato Grosso do Sul (duas interdições); Pará (sete interdições); Paraná (dois bloqueios); Rondônia (dez interdições). Os números, contudo, têm sido atualizados frequentemente.
A primeira interdição foi registrada em Mato Grosso do Sul, por volta das 21h15 do domingo, dia 30 – cerca de uma hora e meia após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciar que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava matematicamente eleito, tendo derrotado o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputava a reeleição.
Apenas 4 horas depois, já havia ao menos 134 interdições, bloqueios e pontos de concentração espalhados pelo país.
Segundo a diretoria da PRF, a velocidade com que manifestantes, principalmente caminhoneiros, agiram para fechar as rodovias, os pegou de surpresa. O movimento chegou ao ápice perto do fim da noite da segunda-feira, dia 31, quando foram registradas 421 ocorrências. A partir daí, com a ação das forças de segurança, incluindo a Polícia Militar dos estados, o número começou a cair.
Ontem à noite, o presidente Jair Bolsonaro divulgou um vídeo em que pede aos manifestantes que desobstruam as rodovias federais. Bolsonaro disse que “é preciso respeitar o direito de ir e vir das pessoas” e que os protestos em rodovias prejudicam a economia do país.
“Desobstruam as rodovias, isso não faz parte das manifestações legítimas”, declarou Bolsonaro.
No momento em que o vídeo foi divulgado, havia rodovias interditadas em ao menos 16 Estados.