O primeiro ciclone extratropical previsto para novembro ganha data e deve provocar tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Foto: freepik O primeiro de uma série de três ciclones extratropicais previstos para o centro-sul do Brasil até o fim de novembro já tem formação marcada: domingo, 16 de novembro. O sistema deve nascer entre o Uruguai e o Oceano Atlântico, acompanhando a chegada de uma nova frente fria que reforça a instabilidade na região.
Segundo a Meteored, esse ciclone será menos intenso do que o registrado na última sexta-feira (7), que provocou danos significativos no Paraná e em Santa Catarina. Mesmo assim, o alerta é para chuvas volumosas, temporais e queda acentuada de temperatura.
Leia também: Sonho de estudante de conhecer viatura da PM é realizado e emociona educadores
As instabilidades começam a atuar na madrugada de domingo, principalmente na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, o sistema deve se deslocar para:
Santa Catarina
Paraná
Mato Grosso do Sul
São Paulo
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Goiás
O Mato Grosso do Sul aparece como o estado com maior potencial para tempestades intensas, mas o risco também se estende ao Oeste do Paraná, Triângulo Mineiro e regiões próximas a Juiz de Fora (MG).
Os meteorologistas alertam para risco elevado de granizo, especialmente no Rio Grande do Sul — nas regiões Oeste, Campanha e Noroeste. Outros pontos do estado também podem registrar tempestades.
A formação do ciclone será intensificada pela atuação do jato de baixos níveis (JBN), que transporta calor e grande quantidade de umidade para o centro de baixa pressão. Essa combinação favorece a criação de sistemas convectivos intensos, capazes de gerar:
Rajadas fortes de vento
Alta incidência de raios
Volume elevado de gelo na atmosfera
Tempestades com grande potencial destrutivo
Três ciclones extratropicais devem atingir o país até o fim de novembro
A Meteored reforça que este será apenas o primeiro de três ciclones extratropicais previstos para as próximas semanas. A tendência é que o tempo siga instável em boa parte do país, com novas ondas de frio rompendo o padrão de calor que marcou o início do mês.
Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem permanecer em alerta, já que os próximos sistemas podem repetir ou até ampliar o comportamento atmosférico das últimas semanas.