Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
COTIDIANO

Procissão do Senhor dos Passos deve reunir cerca de 20 mil fiéis neste fim de semana em Tubarão

Celebração centenária é uma das manifestações religiosas mais prestigiadas da região e deve reunir uma multidão neste fim de semana 

Tubarão, 05/04/2025 09h35 | Atualizada em 06/04/2025 08h55 | Por: Redação Folha Regional
Juarez Porto Cardoso e Gabriel Rodrigues/Rádio Tubá/Divulgação/Folha Regional

Tubarão vivenciará mais uma edição da tradicional Procissão do Senhor dos Passos, uma das expressões de fé mais antigas da religiosidade popular em Santa Catarina. Realizada há 134 anos, a celebração é considerada um dos maiores legados culturais e espirituais do município, tendo sido introduzida pelos primeiros moradores da cidade — em sua maioria, de origem portuguesa e açoriana.

A tradicional caminhada de fé é organizada anualmente pela Catedral Diocesana de Tubarão e reúne milhares de fiéis que acompanham a imagem de Jesus carregando a cruz pelas ruas centrais do município. A expectativa é que a procissão deva reunir cerca de 20 mil fiéis, de acordo com o pároco da Catedral Diocesana, padre Eduardo Rocha. “Com otimismo do padre Raimundo, uns 20, 30 mil”, brinca o padre Eduardo durante entrevista à Rádio Tubá. 

A programação inicia neste sábado, dia 5, com a Procissão Luminosa, que terá início às 20h15, conduzindo a imagem de Nosso Senhor dos Passos do Hospital Nossa Senhora da Conceição até a Catedral. Um momento de silêncio, oração e profunda espiritualidade que marca a abertura dos ritos do domingo.

Já no domingo, dia 6, duas procissões serão realizadas. Às 16h, a imagem de Nosso Senhor dos Passos sairá da frente da Catedral, percorrendo o trajeto tradicional pelas ruas centrais da cidade. Simultaneamente, a imagem de Nossa Senhora das Dores partirá da Paróquia São José Operário, no bairro Oficinas, também em direção ao centro.

Por volta das 17h, as duas imagens se encontrarão em frente à Catedral, em um dos momentos mais emocionantes da celebração: o Sermão do Encontro, que neste ano será conduzido pelo padre Willian Fernandes, reitor do Seminário Diocesano.

Fé que atravessa gerações

Segundo o pároco da Catedral, padre Eduardo Rocha, a procissão é uma das manifestações de piedade popular mais presentes na memória da população tubaronense.

“É uma forma de intensificar a fé e acompanhar os passos de Jesus rumo ao Calvário, junto de sua mãe. Essa devoção se mantém viva porque representa, não só a dor de Cristo, mas também as dores da humanidade, refletidas no olhar de uma mãe que sofre com o filho. Nessa procissão, todos encontram um lugar, todos se reconhecem”, afirma o padre.

O título "Senhor Bom Jesus dos Passos" remete ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde a sua condenação até o sepultamento. A tradição remonta à Idade Média, quando os cruzados, ao retornarem de Jerusalém, passaram a representar simbolicamente o caminho do Calvário em suas cidades, por meio de procissões, orações e capelas.

Origem da devoção em Tubarão

Em Tubarão, registros históricos indicam que, em 1889, o monsenhor alemão Pe. Francisco Xavier Topp solicitou do Rio de Janeiro as imagens em tamanho natural de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que chegaram à cidade em 1891.

Desde então, a Procissão do Encontro ocorre ininterruptamente todos os anos, firmando-se como um dos maiores testemunhos de fé e tradição do povo tubaronense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!