Desse montante, 1.526 atendimentos foram reclamações formais, 549 consultas e 3 denúncias
Entre janeiro e junho de 2025, o Procon de Tubarão registrou 2.078 atendimentos. Desse montante, 1.526 atendimentos foram reclamações formais, 549 consultas e 3 denúncias.
O balanço serve de base para avaliar os principais desafios enfrentados pelos consumidores do município e traçar estratégias de atuação mais eficientes.
Quanto ao perfil do público atendido, chama atenção que quase 50% dos atendimentos foram a consumidores com mais de 60 anos. Sendo 604 registros de reclamações de cidadãos de 61 a 70 anos e 393 entre aquelas com mais de 70 anos.
O cenário indica tanto que os consumidores idosos estão mais conscientes de seus direitos, quanto que estão mais expostos a abusos nas relações de consumo, sobretudo em serviços mais complexos, como descontos indevidos em aposentadorias ou benefícios previdenciários, e problemas recorrentes em contratos de telecomunicações.
Entre os setores mais reclamados, as operadoras de telecomunicações lideram com 452 registros, seguidas por bancos, financeiras e administradoras de cartão, com 421 reclamações. Esses segmentos representam uma parcela significativa da insatisfação do consumidor local.
Os temas mais recorrentes nos atendimentos também reforçam essa tendência: crédito consignado, cartões de crédito consignados (329 casos) e telefonia móvel pós e pré-paga (193 casos) foram os principais motivadores de busca pelo Procon.