Sexta-feira, 19 de junho de 2026
Tubarão
20 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
10 °C
COTIDIANO

Produção de ovos em Treze de Maio inicia processo para obter selo de venda nacional

Estabelecimento "Ovos Nona Maria" passou por auditoria documental do CIM-Amurel

Treze de Maio, 20/03/2026 18h15 | Por: Redação Folha Regional
Foto: Divulgação

O município de Treze de Maio recebeu, nesta quarta-feira (18), uma visita técnica fundamental para o fortalecimento da agroindústria local. 

A médica-veterinária Kessya Niero, responsável pelo Programa de Inspeção Regionalizada do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM-Amurel), esteve na cidade para realizar a checagem da documentação municipal referente ao selo de equivalência ao Sisbi-POA. 

A conferência faz parte do cronograma de manutenção da certificação conquistada pelo município ainda em 2023 e serve como base para a inclusão de novos produtores no sistema de comercialização nacional.

Ovos Nona Maria pleiteia certificação inédita

O foco principal da visita foi o acompanhamento do processo do estabelecimento Ovos Nona Maria, que manifestou interesse formal em obter o selo de equivalência ao Sisbi como produtor. 

Durante a agenda, a veterinária do consórcio reuniu-se com a médica-veterinária da prefeitura, Andrea de Souza Rita, e com o secretário de Agricultura, Claudecir Buratto. 

Após a etapa documental concluída nesta semana, a próxima fase consistirá em uma análise técnica presencial nas instalações da empresa para verificar as condições sanitárias e sugerir eventuais adequações. 

Caso receba o aval final, a "Ovos Nona Maria" se tornará o primeiro estabelecimento agropecuário da história de Treze de Maio a possuir o selo.

Expansão de mercado

A conquista do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) representa uma mudança de patamar para qualquer agroindústria. 

Atualmente, produtores que possuem apenas o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ficam restritos às vendas dentro dos limites da cidade. Com a equivalência ao Sisbi, o estabelecimento passa a ter o mesmo status de fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), permitindo que os ovos produzidos em Treze de Maio sejam comercializados em qualquer estado brasileiro. 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9905-1638

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!