Em 2022, o prêmio foi entregue à ativista Oleksandra Matviichuk, crítica ferrenha da ocupação Russa na Ucrânia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou nesta sexta-feira, 10, o Prêmio Nobel da Paz após a premiação ter sido concedido à oposicionista venezuelana María Corina Machado.
Sem defender diretamente a concessão do prêmio para o presidente norte-americano Donald Trump, que esperava ser laureado após a resolução dos conflitos em Gaza, Putin afirmou que "Trump fez muito pela paz no mundo".
"Houve casos em que o Comitê do Nobel concedeu o prêmio a pessoas que não fizeram nada pela paz. O prestígio do prêmio se perdeu em grande medida", declarou o presidente russo em entrevista coletiva. Em 2022, o prêmio foi entregue à ativista Oleksandra Matviichuk, crítica ferrenha da ocupação Russa na Ucrânia.
Questionado por jornalistas se o prêmio deveria ter sido entregue a Trump, o líder russo afirmou que não era ele quem tinha que decidir isso, mas ressaltou que o político norte-americano "resolve muitos problemas complexos e crises que duravam décadas".
Após a declaração, o presidente Donald Trump agradeceu as palavras de Putin através de uma publicação na sua rede social Truth Social.