Claudir Bitencourt comemora os 33 anos do município com ampla programação aberta ao público. Prefeito vislumbra “Capivari 2050” com projetos para desenvolver a cidade para os próximos anos
“Sou de Capivari, minhas empresas estão aqui, e é gratificante lutar por uma causa que vai desenvolver a cidade inteira. Queremos deixar um legado para as próximas gerações”, afirma o prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt. Ele comemora os 33 anos de emancipação político-administrativa da cidade no próximo dia 30 de março com uma ampla programação festiva.
O aniversário da cidade que ultrapassa os 25 mil habitantes iniciou com atividades esportivas voltadas aos estudantes. Até quinta-feira, dia 27, ocorre a etapa municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) com disputas em diferentes modalidades como tênis de mesa, xadrez, futsal e vôlei, no ginásio municipal, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Na sexta-feira, dia 28, a programação continua no Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca) com apresentações e exposição de trabalhos.
No domingo, dia 30, data oficial do aniversário de 33 anos, a comemoração será no Parque Diamante +Energia. A Associação Jorge Lacerda (AJL), gestora do parque, e a Rádio 102 FM presenteiam a cidade com atrações gratuitas para todo o público.
A partir das 9h ocorrem atividades de futevôlei e vôlei de praia nas quadras de areia do local. Também haverá festival circense, apresentação dos alunos das Apae e dança dos idosos, além de um bolo de 33 metros, que será distribuído entre todos os participantes.
A festa encerra com shows de Marcelo Goes, atração cultural com Studio Micaella, Coral Som Bonito e grupo Plano B. “Essa é uma das datas mais importantes que temos no município e fomos agraciados pela Associação Jorge Lacerda e a Rádio 102 com esse dia especial para toda a família no Parque Diamante”, comenta o prefeito.
Crise hídrica e os desafios da cidade
Ao chegar aos 33 anos, Capivari de Baixo passa por transformações e enfrenta novos desafios. O mais recente foi a crise hídrica que culminou em um decreto de calamidade por 90 dias. Segundo o prefeito, a meta é reestruturar o sistema para aumentar a reserva de água da cidade.
Estudos estão sendo feitos para também lançar uma licitação para a concessão do serviço de abastecimento. “Nós queremos fazer o aumento de reservatórios, com ampliação da capacidade de cerca de 1.370 metros cúbicos para aproximadamente 2.120 metros cúbicos, além de investimentos na malha hídrica dos bairros e uma nova concessão do serviço de abastecimento de água”, explica.
Outro desafio é a saúde. Para desafogar as unidades básicas, a prefeitura lançou o programa de telemedicina. Médicos estarão disponíveis para atendimento on-line.
“Ele vai desafogar bastante e agilizar o atendimento. Pelo aplicativo temos o médico pediatra, clínico geral e o médico da família disponíveis”, diz.
Capivari 2050
O prefeito diz que quer deixar como presente para a cidade um plano de desenvolvimento com ações até 2050. A iniciativa, que ganhou o nome de “Capivari 2050”, contará com a contratação de uma empresa especializada, que fará o diagnóstico macro para montar diretrizes a serem seguidas pela atual e próximas gestões.
“Não será uma gestão de apenas quatro anos, mas queremos deixar um legado para os próximos gestores, com uma linha de trabalho definida, para que a cidade cresça de forma ordenada e segura. Dentro do projeto está a revisão do plano diretor e a reforma administrativa”, destaca.
Conforme o prefeito, em até 30 dias serão concluídos os orçamentos para lançar o edital para contratação da empresa responsável pelo diagnóstico. Desburocratização de processos, modernização do setor público e criação da Secretaria do Esporte e da Defesa Civil estão entre as ações da reforma administrativa.
Regularização da área industrial para atração de novas empresas também faz parte do projeto de desenvolvimento. “Agradeço a toda a equipe de secretários, diretores, todos que estão envolvidos nesta causa de reconstrução da cidade. Agora se enrolam as bandeiras partidárias em prol da prosperidade de Capivari de Baixo”, afirma.