Em Capivari de Baixo, parte do telhado de uma residência caiu sobre a fiação de alta tensão
A passagem de um ciclone extratropical pelo litoral sul causou transtornos aos moradores de cidades da região da Amurel nesta segunda-feira, dia 28.
Em Tubarão, os ventos chegaram a 80 km/h e provocaram a queda de dezenas de árvores. “As pessoas devem ficar atentas, evitando locais que não sejam seguros, longe de janelas, árvores, placas ou outras estruturas que podem ser levadas pelas rajadas. Ainda estamos atendendo várias ocorrências”, alerta o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
No início da SC-390, uma árvore de grande porte precisará ser cortada e retirada, o que ocasionará a interrupção momentânea da rodovia, no início desta noite. “Esse trabalho será executado em parceria com o Corpo de Bombeiros, com o auxílio da Polícia Militar e da Polícia Municipal, na questão de orientação aos motoristas”, explica Rafael.
Queda de energia e falta de água
Em função das condições climáticas adversas, houve queda de energia elétrica no bairro Santo André, em Capivari de Baixo, onde está situada a casa de bombas do sistema de abastecimento do Consórcio Saneamento Capivari. A ocorrência impacta diretamente na distribuição de água em todo o município.
As equipes do Consórcio já estão mobilizadas e acompanham a situação junto à concessionária de energia para reestabelecer o fornecimento o mais breve possível.
A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) emitiu um comunicado informando um problema na rede de transmissão da Celesc, que provocou a falta de energia em Treze de Maio e parte de Tubarão e Pedras Grandes. “A Coorsel informa que a falta de energia registrada nesta segunda-feira (28/07) para os consumidores de Treze de Maio e parte de Tubarão está relacionada a um problema na linha de transmissão da Celesc. Devido aos fortes ventos, a rede foi afetada. As equipes estão trabalhando intensamente para restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível”, informou a cooperativa.
Em Capivari de Baixo, foram registradas diversas quedas de árvores nos bairros Três de Maio, Santo André, Vila Flor e Centro, sendo que algumas interditaram as vias públicas, como nas ruas Manoel Pedro Flor, Carlos Chagas, Santa Lúcia e Santonino Silvério Bento. O caso mais grave aconteceu na Rua Nilton Augusto Sachetti, onde o telhado de uma casa de dois pisos, onde funciona no térreo uma oficina de veículos, acabou se soltando e ao cair atingiu a fiação de alta tensão e um veículo estacionado na rua.
Prejuízos
Na Escola Pequeno Polegar, no bairro Vila Flor, parte do forro de uma das salas de aula acabou cedendo e caiu sobre as carteiras. Devido ao recesso escolar o educandário estava sem alunos.
As equipes da prefeitura trabalham no corte das árvores caídas para desobstrução e limpeza das vias. No caso da residência que sofreu o destelhamento as equipes orientaram o proprietário e auxiliaram na desmobilização de outra parte do telhado que apresenta risco de deslocamento.