Chuva e vento causaram prejuízos em diversas cidades da região do Alto Vale do Itajaí
Um forte temporal seguido de rajadas de vento de quase 80 km/h causaram estragos significativos em cidades de Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 12, após a intensa onda de calor.
Região do Alto Vale do Itajaí, Blumenau, Rio do Sul e Presidente Getúlio, foram algumas das regiões atingidas.
Em Rio do Sul, segundo a Defesa Civil municipal, a principal ocorrência atendida foi o destelhamento da escola Henrique Fontes, no bairro Canta Galo. Segundo o órgão, equipes estão no local para atender a ocorrência.
Além disso, um trecho da BR-470 que passa por Rio do Sul foi interditado devido às chuvas. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a interdição acontece por conta de queda de árvores e barreira. Equipes trabalham no local para fazer a liberação da via.
Galpões de empresas também sofreram danos em telhados e fachadas, mas sem o acionamento da Defesa Civil, através do 199. Ainda conforme a Defesa Civil, o radar de Lontras registrou ventos próximos de 80km/h na região.
Outra cidade atingida foi Presidente Getúlio, que segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários, registrou algumas ocorrências devido às chuvas.
A rua Traugott Muller foi interditada por ter fiação de poste na pista. Os órgãos Celesc e Defesa Civil foram acionadas para liberar a via o mais rápido possível.
A estrada geral Caminho Caçador também está interditada devido a um poste que caiu no meio da via. A força do vento também arrancou parte da estrutura de uma segunda garagem do quartel dos Bombeiros Voluntários. Por volta das 16h40, um incêndio em vegetação foi registrado na Rua Robert Hoppe, Bairro Rio Ferro. O local era de difícil acesso, sendo necessário o uso da viatura UTM 3707, veículo doado pelo Exército, que possibilitou a chegada da equipe ao local. Com informações de ND Mais.
Mais tarde, os bombeiros foram acionados novamente, desta vez para um incêndio em entulho próximo a uma edificação mobilizou a equipe, que utilizou 500 litros de água para conter as chamas. Esta ocorrência foi registrada logo no início do temporal.