Proteção e Defesa Civil monitora clima e atende ocorrências. Rajadas passaram dos 60 km/h
As condições meteorológicas nesta sexta-feira, dia 4, em Tubarão seguem influenciadas pelo vento sul, que continuou ao longo do dia e tende a diminuir na madrugada de sábado, dia 5. Até o momento, foram registradas rajadas de vento de até 63.7 km/h na cidade, podendo ocorrer intensificações pontuais.
Segundo a Epagri/Ciram, as rajadas chegaram a quase 70km/h em Imbituba e Jaguaruna.
A força dos ventos causou a queda de uma árvore na Avenida Getúlio Vargas, outra na Avenida Lauro Müller e uma na Rua Cuba, exigindo atenção redobrada de motoristas e pedestres que circulam pela região. Equipes foram acionadas para a remoção.
A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas. Em caso de emergência, a população pode acionar o plantão pelo telefone 199 (atendimento 24 horas) ou entrar em contato pelo telefone (48) 3621-9060.
Mudança no tempo
A grande variação do tempo, nesta semana, foi o declínio da temperatura, com a chegada da primeira massa de ar frio e seco atingindo SC. Nesta sexta-feira, dia 4, as máximas ficaram entre 20°C e 22°C nas localidades entre o oeste e sul catarinense. No norte do estado, ainda ocorreram máximas de 28°C e 29°C, em municípios como os de Jaraguá do Sul e Lontras.
No final de semana, a temperatura mínima ao amanhecer deve ficar entre 0°C e 4°C no Planalto Sul, com chance de geada. Durante o dia, a temperatura máxima prevista é de 20 a 28°C em boa parte do estado, valores bem distantes do calorão acima de 30°C tão frequente no último verão.
As temperaturas mais baixas que trazem um “ar de outono” para SC, vêm acompanhadas do vento sul, mais forte e mais persistente no Litoral.