O temporal provocou alagamentos, destelhamentos e prejuízos em áreas urbanas e rurais
Divulgação/Folha Regional Cidades do Paraná foram atingidas por um temporal com granizos gigantes entre o fim da tarde e começo da noite deste sábado, dia 1º, causando estragos significativos.
O fenômeno transformou gramados em tapetes brancos de granizo e deixou um cenário de destruição em um supermercado da rede Muffato. Segundo moradores, a cidade não tem um temporal tão devastador assim desde a década de 70.
O temporal provocou alagamentos, destelhamentos e prejuízos em áreas urbanas e rurais.
Em Campo Mourão, uma forte chuva acompanhada de granizo surpreendeu moradores e causou destruição em poucos minutos. O Hipermercado Muffato foi um dos locais mais atingidos, com a forração interna desabando após o entupimento das calhas. Clientes registraram o momento em que a água e o granizo caíam dentro do estabelecimento. A energia elétrica chegou a oscilar e o prédio precisou ser evacuado.
Na mesma cidade, a loja Havan teve infiltrações e o Hospital Santa Casa enfrentou alagamento em alguns setores, incluindo a maternidade. Funcionários usaram rodos para escoar a água. Ruas viraram rios e houve registro de queda de energia em vários bairros.
Outros municípios do Oeste e Noroeste também foram atingidos por temporais. Em Entre Rios do Oeste, o granizo cobriu ruas e gramados, deixando a cidade tomada pelo branco por alguns minutos. O vento derrubou pilares e arrancou o telhado de um barracão agrícola, danificando máquinas e equipamentos. Apesar dos prejuízos materiais, não houve feridos.
Alerta de temporais para SC
Entre este sábado, dia 1º, e a segunda-feira, dia 3, áreas de instabilidade associadas a uma baixa pressão favorecem a formação de temporais isolados por todas as regiões do estado. Estes temporais, apesar de isolados, podem ser pontualmente intensos, acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, trazendo risco moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para ocorrências associadas a alagamentos, queda de galhos, destelhamentos e danos na rede elétrica.
A partir da tarde do sábado os temporais avançam pelas áreas de divisa com o Paraná e se concentram entre o Grande Oeste e o norte catarinense até a manhã do domingo. Já entre a tarde do domingo e a manhã da segunda-feira, a chuva avança em direção ao sul do estado, com condição para temporais isolados nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Entre a manhã e a tarde da segunda-feira, dia 3, a intensificação de uma área de baixa pressão próximo à costa catarinense reforça a condição de chuva e temporais isolados entre os Planaltos, Litoral e Vale do Itajaí.