A previsão da Defesa Civil é que a chuva comece a perder força neste domingo no Estado
O município de Rio do Sul foi um dos mais atingidos pelas chuvas nas últimas horas e registrou a primeira enchente de 2024. Segundo a Defesa Civil, o rio Itajaí-Açu atingiu 8,92 metros às 6h deste domingo, dia 19. A recomendação é para que moradores de bairros situados às margens do rio deixem suas casas.
Ainda no sábado, a Defesa Civil alterou três vezes as taxas de inundação e de atenção do Itajaí-Açu. Na última alteração informada por volta das 21h, o órgão estabeleceu 9,5 metros para inundação e 10,5 metros para atenção. Os valores são referência para que a população possa evacuar suas casas.
Com as fortes chuvas, durante a madrugada deste domingo, o Corpo de Bombeiros realizou quatro resgates relacionados aos alagamentos. Um deles, de um casal com oito crianças que ficou ilhado em casa após a água subir rápido. Um outro caso é de uma pessoa que caiu no rio por volta das 5h50.O município abriu dois abrigos nas igrejas Nossa Senhora do Rosário e da Comunidade São Sebastião nos bairros Taboão e Bela Aliança, respectivamente.
Previsão do tempo para SC
Assim como esperado, a chuva começou a perder força e a se concentrar entre a Grande Florianópolis e o norte do Estado (áreas em tons de verde e de amarelo na imagem), durante a madrugada deste domingo, dia 19.
No restante do Estado a chegada do ar frio e seco está estabilizando o tempo. Nas próximas horas a chuva tende a avançar um pouco mais para o norte catarinense ao mesmo tempo em que permanece perdendo força, mas somente deve cessar na tarde do domingo, dia 19. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências relacionadas às condições de tempo previstas, porém em virtude dos elevados volumes já registrados de chuva, o risco segue alto para ocorrências relacionadas a deslizamentos e inundações.
Situação dos rios
Os rios nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí e Tijucas seguem em elevação ao longo deste início de madrugada nos principais pontos de monitorados, porém apresentam elevação mais lenta se comparado a tarde e noite do sábado, dia 18. O ponto monitorado onde o nível do rio apresenta maior elevação neste momento é no município de Blumenau, em torno de 29 cm por hora.
Na região do Alto e Médio Vale do Itajaí estão concentrados os principais pontos de emergência, como Rio do Sul, Ituporanga e Laurentino. Já nos municípios de São João Batista e Nova Trento, na bacia do rio Tijucas, o rio de mesmo nome segue em elevação mais lenta.
A tendência para as próximas horas, devido a redução das chuvas, é que o rio nestas localidades atinja seu pico e entre em estabilidade.