Unidade de beneficiamento de produtos de abelhas foi a primeira a receber a certificação
O município de Sangão passou a ter o primeiro estabelecimento de produção de origem animal com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A Zan-Mel, no bairro Orvalho II, é uma unidade de beneficiamento de produtos de abelhas.
O proprietário da agroindústria é um jovem, de 23 anos: Gustavo Rocha de Medeiros. “Meu pai tinha umas caixas de abelha, mas era um hobby, não era a profissão dele. Ele já faleceu, mas quando teve o terceiro infarto, ele não teve mais condição de cuidar das 40 caixas de abelhas que tinha. Pedi os enxames e em seguida comecei a aumentar a produção. Vendia o mel para vizinhos e amigos. À medida que ia aumentando, percebi que tinha uma demanda crescente pelo mel. E aí vi que para chegar direto ao consumidor final e expandir o mercado eu precisava oferecer garantias de qualidade sanitária e profissionalizar meu negócio. Busquei orientação técnica com a Prefeitura e com o CIM/Amurel e o selo veio naturalmente”, conta.
“Fomos desafiados há cinco anos pelos prefeitos a criar uma estrutura para conseguirmos o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), e este selo SIM, em Sangão, em produtos de abelhas é o primeiro passo para chegar ao Sisbi. Já alcançamos o selo Sisbi em Ovos e Leite. Já estamos na iminência de conseguirmos em pescados e embutidos de suínos e bovinos. Então, este é mais um momento de celebrarmos”, disse o diretor executivo do CIM/Amurel, Celso Heidemann.
Celso fez questão de destacar a importância do trabalho da veterinária do CIM/Amurel Kessya Niero nesses quatro anos de atuação junto aos municípios e aos produtores.
O prefeito de Sangão, Castilho Silvano Vieira, parabenizou o proprietário pela perseverança e iniciativa de implantar o negócio. “Isso não é bom somente para o Gustavo e família; é bom para o município inteiro, porque eleva o nome de Sangão em nível nacional e, quem sabe, em nível internacional”, comentou o prefeito.
Também estavam presentes na solenidade simbólica de entrega do selo SIM representantes de diversas entidades ligadas ao meio rural, como Senar, Fetaesc, Cidasc, Epagri, Producooper, entidades de crédito, secretário municipal de Agricultura Adnan Teixeira, da veterinária de Sangão Isabela Sangaletti e familiares do proprietário do estabelecimento.
Para o CIM/Amurel, que vem desde 2023 trabalhando no Programa de Inspeção Regionalizada, a inauguração do estabelecimento é mais um passo rumo à padronização das legislações municipais no âmbito da inspeção municipal.
A veterinária do CIM/Amurel, Kessya Niero, responsável pelo programa, tem visitado e assistido a todos os municípios buscando as adequações necessárias.
Sangão é um dos municípios que têm recebido estas orientações. “Estamos avançando. Dos 18 municípios da Amurel, 14 já estão com a legislação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) padronizada. Todavia, o selo SIM deste produtor pode abrir caminho à busca do selo Sisbi no escopo Mel. O CIM conquistou no final de 2023 o selo de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal nos escopos Leite e Ovos. Com alguns ajustes a mais no estabelecimento de Sangão, é possível perfeitamente conquistar o selo Sisbi”, diz a veterinária Kessya Niero.
“Eu já estou conversando com as veterinárias (do CIM e do município) para tentar buscar o Sisbi, porque existem muitas redes de supermercados que não aceitam somente o SIM. E é importante ter estes mercados como clientes, também. Com auxílio delas, que estão me ajudando muito, já estamos estudando sobre o padrão Sisbi e é minha meta, sim”, diz o empresário.