As apresentações acontecem no Salão Paroquial de Sangão, em dois horários: 10h e 14h30, com entrada gratuita e voltada a toda a comunidade
O município de Sangão foi um dos escolhidos para fazer parte das celebrações dos 30 anos de trajetória da companhia catarinense de teatro Cia Mútua, de Itajaí. O espetáculo Le Cirque de Pulgué será apresentando no salão paroquial Nossa Senhora do Bom Parto em dois horários, às 10h e às 14h30, de forma gratuita.
O espetáculo faz parte da circulação especial que a companhia realiza por oito municípios catarinenses, unindo arte, acessibilidade e aproximação com o público.
O projeto busca ampliar o acesso à cultura fora dos grandes centros urbanos, formando novas plateias e fortalecendo a vivência comunitária.
Para a atriz e produtora da Cia Mútua, Laura Corrêa, levar o teatro para cidades pequenas é um gesto de valorização da cultura local: “Levar nosso trabalho a cidades com até 15 mil habitantes é garantir que a arte chegue a todos os públicos, celebrando junto a comunidade nossa história e inspirando novas gerações.”
No sul do Estado, além de Sangão, Siderópolis também receberá a Companhia, mas com o espetáculo Borboleta, com duas sessões no Centro Social Urbano, sede da AFABESS, às 9h30 e às 14h. Os eventos são abertos à população e contam com acessibilidade (abafadores de ruído, visita tátil, espaços físicos acessíveis e intérprete de Libras nas apresentações que confirmarem público PCD).
Além destes municípios, a companhia se apresentará em Luiz Alves, Governador Celso Ramos, Campo Alegre, Agrolândia, Bom Retiro e Correia Pinto.
A ideia é que, mesmo fora das tradicionais salas de espetáculo, o público vivencie a mesma atmosfera cênica de um teatro. Para isso, a equipe se dedica a transformar cada local em um ambiente teatral completo, com luzes e sonoridades.
“A proposta é que o espectador sinta que está indo ao teatro, mesmo que fisicamente não seja uma sala convencional, mas um espaço da própria comunidade. Nós levamos a estrutura e todos os elementos cênicos para dentro desses lugares”, explica a uma das coordenadoras do projeto, Mônica Longo. Ao todo, serão 16 apresentações e 4 oficinas gratuitas até o mês de novembro.
A circulação dos espetáculos e oficinas em comemoração aos 30 anos da Cia Mútua é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio das empresas Weg e Celesc.
Cia Mútua
Reconhecida por suas produções em teatro de animação, a Cia Mútua já circulou por 19 estados brasileiros, Argentina, Chile e França, apresentando-se em importantes festivais nacionais e internacionais.
Seus espetáculos mais conhecidos, A Caixa e Um Príncipe Chamado Exupéry, foram contemplados com prêmios de excelência no teatro de animação. Pesquisadora desta linguagem desde 2002, a Mútua aposta, a cada montagem, em uma técnica de animação diferente.