Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
COTIDIANO

Secretaria quer investir no turismo de eventos para movimentar economia em Tubarão

Samuel Silva, secretário de Indústria, Comércio e Serviços, fala sobre projetos para atrair novos investimentos para a cidade. Domingo em Família e reforma da Casa da Cidade estão entre as primeiras iniciativas

Tubarão, 19/03/2025 08h01 | Atualizada em 19/03/2025 15h04 | Por: Redação Folha Regional
Willian Reis/Folha Regional

Às margens do Rio Tubarão, no coração do comércio tubaronense, em um dia de sol e descanso, mais de três mil pessoas se reuniram na Rua Lauro Müller para um Domingo em Família.

Pequenos empreendedores aproveitaram a oportunidade para expor seus produtos. Venda de artesanato, fomento à gastronomia, palco para artistas locais. A primeira edição do evento Domingo em Família movimentou Tubarão e serviu de incentivo ao turismo de eventos para desenvolver a economia local. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços.

O secretário Samuel Silva projeta transformar a cidade em um polo de eventos, que deve impulsionar a hotelaria e a gastronomia, gerando receita para comerciantes e oferecendo oportunidades de emprego temporário.

Ele conta que, além de oferecer incentivos a grandes empresas e indústrias, o objetivo da secretaria também é movimentar a economia criativa, valorizando os espaços públicos e o pequeno empreendedor.

“Vamos fazer todo mês o Domingo em Família nas praças da cidade. O evento será itinerante para que a população conheça os nossos bairros. A secretaria também quer apoiar a economia familiar através do Movimento Criarte. Eles conseguiram vender seus produtos e ficamos contentes com o resultado dessa primeira edição. A próxima será no bairro Oficinas”, afirma.

Futuro da Casa da Cidade

Dentro do projeto de movimentar a economia local também está a valorização dos espaços públicos, como a Casa da Cidade. Reconhecida como patrimônio histórico e cultural, a estrutura deve ser reformada e pode se transformar em um ponto turístico.
Atualmente o espaço abriga a sede da Fundação Municipal de Cultura e o Departamento de Economia Criativa.
O projeto da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços é revitalizar o local e adaptar espaços para que os artesãos possam expor seus produtos, com opções de souvenir aos visitantes que passarem pela cidade. Um servidor também ficaria disponível para compartilhar a história e informações sobre o município. Há também o plano de instalar uma cafeteria na praça ao lado da Casa da Cidade.
“A ideia ali na Casa da Cidade é fazer uma grande reforma. Já conseguimos a doação da tinta de duas empresas e agora estamos vendo a mão de obra. Estamos pensando em montar uma loja para a economia criativa comercializar seus produtos. Também já pedimos para a Amurel fazer o projeto de uma cafeteria na praça da Casa da Cidade. Vamos levantar o orçamento para buscarmos os recursos e movimentar também aquele espaço”, conta. Conforme o secretário, a reforma deve iniciar nos próximos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Queremos chegar a 150 eventos na cidade”

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços tem visitado cidades catarinenses que são referência no turismo de eventos, como Blumenau e Brusque. Com eventos como a Febratex em agosto e a icônica Oktoberfest, além de programações festivas durante todo o ano, Blumenau se destaca atualmente como um polo turístico nacional, reforçando sua identidade e reconhecimento em todo o país.

Em conversa com lideranças dessas cidades, o secretário pretende aplicar em Tubarão algumas ações para o fomento do turismo de eventos. Além do Domingo em Família, a secretaria pretende apoiar a iniciativa privada e entidades de classe na realização de grandes eventos no município.

As articulações já iniciaram. Em abril, Tubarão vai sediar um torneio de Karatê que deve reunir mais de 500 atletas. Nos dias 27, 28 e 29 de junho a cidade também vai receber o Congresso Catarinense de Empresas Juniores (ConCEJ), um evento de empreendedorismo jovem promovido pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (Fejesc), que reúne mais de 500 pessoas.

“Estive com o secretário de Turismo de Blumenau. Hoje estão com cerca de 140 eventos por ano e querem chegar a 200. Uma cidade industrial que virou referência no turismo de eventos. Queremos chegar a 150 eventos aqui na nossa cidade. Ano passado, só o Farol Shopping promoveu 70 eventos. Então vamos unir forças para atrair essas iniciativas que acabam fomentando todo o comércio, a gastronomia, hotelaria e serviços”, diz Silva.

De acordo com o secretário, a ideia é mobilizar o setor privado na atração de diferentes eventos com contrapartida da prefeitura.

“São vários caminhos que estamos começando a trilhar. Temos esses eventos já programados para abril e junho e queremos trazer outros”, afirma.
O secretário ainda destaca que está em conversa com o Centro de Inovação Sigma Park e a Fundação InoversaSul para a criação de uma plataforma de divulgação do calendário dos eventos. “Queremos reunir todos esses eventos em um local só para que a população saiba o que está acontecendo na cidade todos os dias”, planeja.

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!