Com investimento de R$ 50 milhões, as obras fazem parte de um projeto de recuperação asfáltica na Serra do Corvo Branco
A partir desta segunda-feira, dia 10, a Serra do Corvo Branco, na SC-370, será interditada para obras de revitalização e asfaltamento.
O prosseguimento das obras na Serra do Corvo Branco, que liga o Planalto ao Sul catarinense, exigirá a interdição total de um trecho de cerca de 2,5 quilômetros – do Km 102,5 ao km 105 da rodovia. A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que não há prazo definido para a via ser reaberta, sendo que os trabalhos podem durar até um ano no local.
O trânsito nos demais trechos seguirá com obra no sistema pare e siga quando necessário. Importante destacar que o acesso ao chamado corte e às áreas mais altas e visitadas da serra, pontos turísticos muito procurados, segue livre para visitação
Apesar da interdição total ao tráfego de veículos, a prefeitura de Urubici assegura que os principais pontos turísticos da região continuarão acessíveis aos visitantes. Entre eles, a icônica fenda de 90 metros de altura e o Parque Altos do Corvo Branco seguem abertos para visitação.
O prefeito de Urubici, Leandro de Souza Correa, reforça que a obra não afetará o turismo na região. “O turista ou o urubiciense que quiser se dirigir até a Serra do Corvo Branco pode deixar o carro no início da serra e visitar a fenda a pé. Da mesma forma, o Parque Altos do Corvo Branco continuará liberado para visitação”, explicou.
O prazo da interdição foi definido por meio de reuniões entre a SIE e a empresa responsável pela obra. A alternativa de um ano foi definida para os trabalhos serem feitos com mais qualidade, agilidade e segurança. Costa informou que, dependendo da segurança na via, liberações podem ser feitas para os motoristas.
“Este bloqueio é necessário porque vamos entrar em um momento de terraplanagem e detonações. O trecho possui dois quilômetros e as obras podem causar estabilização das encostas. Assim que os serviços foram avançando, vamos divulgar mais informações”, afirmou.
Investimentos
Com investimento de R$ 50 milhões, as obras fazem parte de um projeto de recuperação asfáltica na Serra do Corvo Branco. Ao todo, são 9,4 quilômetros de extensão pavimentação e cerca de 28% das obras já foram executadas.
“A parte de terraplanagem de Urubici sentido a Grão-Pará já está praticamente concluída. O trecho de Grão-Pará sentido ao pé da serra também está com 1,5 quilômetro de terraplanagem praticamente pronta para receber a pavimentação. Agora iniciaremos a parte de terraplanagem no trecho do meio da serra”, ressaltou Costa.