Presidente e da Setorial e produtoras receberam a homenagem na sessão da Câmara desta segunda-feira
A Câmara de Vereadores de Tubarão entregou uma moção de cumprimentos à Setorial de Cultura Afro-Brasileira do município na noite desta segunda-feira, dia 19.
A proposição da moção foi apresentada pelo vereador Matheus Madeira (PT) pela produção do documentário “Salve Jorge! Ogunhê!”. O material pode ser acessado gratuitamente no Canal do YouTube do “Conversa em Vários Tons” e foi idealizado pela presidente da setorial de Cultura Afro-Brasileira, Emanuela da Silva.
Ela também foi responsável pelo roteiro e produção, enquanto Marília Neves, ficou com a produção e entrevista, além de ser dirigido e editado pela publicitária Nathaly Julian, com narração de Vagner Alves, e participação do advogado Thulio Martins Fernandes.
O documentário tem por objetivo minimizar a intolerância religiosa sofrida pelas religiões afro, bem como elucidar, em caráter educativo, sobre a garantia de culto previsto em lei e a legislação vigente.
“É interessante lembrar que a Lei Municipal 4608/2016 institui o dia 23 de abril, como o dia municipal dos cultos aos Orixás, e declara patrimônio imaterial do município de Tubarão os cultos religiosos de matriz africana. O trabalho traz a mensagem de paz tão necessária para os dias atuais”, diz o vereador proponente. A moção foi entregue às integrantes da Setorial.