O simulado terá início às 9h, no Km 60, e envolverá uso de veículos de resgate, ambulâncias, embarcações e toda a estrutura normalmente acionada em emergências reais
Em coletiva realizada no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), na tarde desta quinta-feira, dia 15, a prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, apresentou à imprensa os detalhes do simulado de inundação que será realizado neste domingo, dia 18, no bairro Km 60. A mobilização faz parte de uma iniciativa inédita em Santa Catarina na gestão de riscos e resposta a desastres.
A ação, que já conta com a adesão de mais de 230 municípios catarinenses e prevê a mobilização direta de cerca de 240 mil pessoas, envolverá evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastros populacionais, ajuda humanitária e distribuição de materiais educativos.
Em Tubarão, o simulado será executado a partir das 9h, e pretende treinar equipes e preparar a população para possíveis situações reais de emergência provocadas pela elevação do nível do Rio Tubarão.
Durante a apresentação, o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Rafael Marques, explicou que o simulado abrangerá todas as etapas de uma enchente, desde o estado de atenção até o cenário de emergência, com alagamentos, retirada de moradores e atuação de equipes de resgate.
Na parte da tarde, a simulação incluirá ações de reconstrução e levantamento de documentos técnicos, fundamentais para a solicitação de apoio estadual e federal em situações reais.
“O objetivo é afinar a atuação conjunta entre os órgãos de resposta e a população. Treinamento como esse salva vidas e agiliza as ações quando o risco é real”, destacou Rafael Marques.
Participarão da ação todas as secretarias municipais envolvidas no Plano de Contingência, além de órgãos como Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Municipal, Polícia Militar Rodoviária e Exército.
Inundação e prevenção
O ponto alto será das 10h30 até 11h30, quando inicia o simulado de inundação do Rio Tubarão. Veículos passarão pelas ruas comunicando o fenômeno e pedindo que as pessoas saiam de suas casas e se desloquem para o abrigo mais próximo. “É momento de aprender e testar nosso plano de contingência e colocá-lo em prática. Indo a campo, novos desafios surgirão. Nosso foco é chegar antes que aconteça o desastre e garantir a proteção da população”, explica o secretário.
Durante o simulado, o Corpo de Bombeiros também fará uma simulação de resgate na água e a possível queda da ponte pênsil. “Os bombeiros vão realizar uma manobra de salvamento para simular situações de queda na água. O Exército também estará conosco e construirá uma ponte provisória.”
O prefeito Estêner Soratto também participou da coletiva e reforçou o compromisso da gestão com a segurança da população. “Estamos organizando um grande esforço de prevenção, envolvendo todas as áreas da prefeitura e parceiros externos. É nossa responsabilidade preparar a cidade para agir com eficiência e cuidado em situações extremas”, afirmou.
Conforme o prefeito, máquinas também serão deslocadas até o bairro e aproveitarão o momento para fazer uma nova manutenção e limpeza das valas.
A ideia é que o simulado ocorra novamente em outros bairros para preparar a população e toda a equipe da prefeitura para situações emergenciais.
Vacina
Haverá vacinação contra a gripe no Salão Paroquial do KM 60, para a população em geral, durante o simulado, das 9h às 12h.