Homem foi atendido após relatar dor aguda causada por uma hérnia
Um socorrista do Samu usou um som de um piano para tranquilizar um paciente de 66 anos durante atendimento de dor aguda em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Marlon Licarasa, de 30 anos, tocou Sweet Child O' Mine, clássico do Guns N' Roses, enquanto o idoso recebia medicação para aliviar uma hérnia.
O caso ocorreu quando a Unidade de Suporte Básico (USB) Bravo 01 foi acionada na última sexta-feira, dia 23, no apartamento do paciente com lombalgia aguda, com dor intensa e dificuldade para movimentar as pernas, devido a uma condição de saúde pré-existente: inflamação do nervo isquiático e hérnia de disco.
No local, a equipe realizou a administração medicamentosa para analgesia via endovenosa, conforme orientação do Médico Regulador do SAMU 192.
Durante o atendimento, em uma conversa descontraída, o paciente comentou que fazia muito tempo que não ouvia alguém tocar piano — algo que sempre o acalmava.
Participaram dessa ocorrência os profissionais Marlon Licarasa e Ari Dornelles, da USB Bravo 01. Marlon contou que durante o atendimento percebeu o piano na sala e ao questionar o idoso, que tomava medicamento, o mesmo relatou que o instrumento estava há décadas no imóvel, mas não era usado.
O paciente perguntou se o socorrista aceitava tocar um pouco para acalmá-lo. Marlon relembrou ter aprendido piano ainda na adolescência e falou sobre ocorrido. "Nunca tinha acontecido, foi bem inusitado", contou.
“Esse gesto simples transformou a dor em alívio, e o atendimento em cuidado verdadeiro, ficando marcado através dos vídeos gravados pelos familiares”, afirmou o Samu, ao compartilhar o vídeo do momento do atendimento humanizado em suas redes sociais.
O vídeo ganhou rapidamente as redes sociais. "Depois da administração de analgésico via endovenosa, a música trouxe conforto e emoção, mostrando que o atendimento dos socorristas Marlon Licarasa e Ari Dornelles ofereceram um momento de acolhimento humanizado para amenizar a dor", completou o Samu.