De Orleans a Laguna, passando por Pedras Grandes, cervejarias representam a vocação empreendedora da região
De Orleans a Laguna, passando por Pedras Grandes, que tal explorar uma rota que é um convite para descobrir histórias, brindar com receitas locais e viver experiências únicas?
Neste dia 1º de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Cerveja, e a Folha Regional traz a história de três cervejarias da região que se destacam por suas produções.
As cervejarias Big Jack, Seival e Bender Beer combinam sabores marcantes com identidade local. Com tradição, personalidade e inovação, elas representam também a vocação empreendedora de nossa região.
Da fábrica premiada à parceria entre cervejeiros locais e rótulos criativos, você – caro leitor – é o nosso convidado a uma viagem para brindar com orgulho o que é feito por aqui!
Cervejaria Seival/Laguna
No início da pandemia, com a agência de viagens parada, Fernando Ramos Guedes teve a ideia de aproveitar o espaço ao ar livre do negócio, inserido em plena Via Gastronômica de Laguna, para abrir um bar de cerveja artesanal com receitas próprias.
Foi assim, unindo empreendedorismo e paixão pelas cervejas artesanais, que nasceu a Cervejaria Seival, cujo nome faz referência ao barco usado pelo italiano Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna e reforça a experiência da cerveja artesanal em um cenário histórico que transpira cultura e amor pela Cidade Juliana.
Afinal, o estabelecimento está localizado no Centro Histórico de Laguna, em meio aos casarios antigos, ruas de paralelepípedo e esquinas que ajudam a contar o nosso passado. Fundada há cinco anos, a Cervejaria Seival, aberta de terça a domingo a partir das 18h, oferece, além das cervejas artesanais, claro, hambúrguer artesanal, porções, pizzas e drinks – tudo ao som de uma boa música ao vivo.
Há uma semana a Seival anunciou uma collab com outra cervejaria de Laguna que resultou na Tratado de Tordesilhas, uma cerveja juicy IPA com butiá e graviola, bem frutada, com base aveludada com aveia, trigo e corpo alto para equilibrar a acidez das frutas.
Se na História oficial o tratado representou a divisão entre Portugal e Espanha, em Laguna, por onde passava a linha imaginária desse acordo, ele agora simboliza a parceria entre duas cervejarias locais que se uniram para criar algo único.
Onde fica?
Largo do Rosário - Laguna
Fone: (48) 9 9936-8964
Instagram: @cervejariaseival
Big Jack Cervejaria/Orleans
Em 2019, quando inaugurou a fábrica própria da Big Jack, Marcelo Dalazen traçou como meta ser a melhor cervejaria do Brasil em até 10 anos. Deu certo: em março deste ano a marca conquistou o sonhado título de Melhor Cervejaria do Brasil não uma, mas duas vezes, em um intervalo de 24 horas, durante competições simultâneas em Blumenau e Balneário Camboriú. Mas essa história bem sucedida de cerveja artesanal começa bem antes, ainda em 2011, quando Dalazen, em viagem a Blumenau, foi convidado a almoçar em uma cervejaria.
Como não bebia cervejas comerciais, pediu um destilado para acompanhar. O garçom estranhou o pedido e sugeriu então as artesanais. Dalazen acabou aceitando. Gostou e retornou no dia seguinte para experimentar os outros estilos. Mas de volta a Orleans não foi nada fácil encontrar cerveja artesanal. Até que, pesquisando na internet, deparou-se com uma propaganda sobre fabricação própria de cerveja.
Mandou vir o equipamento da Bahia e deu início à produção caseira. Numa dessas, em 2013, enquanto fazia cerveja na panela, tocava na TV uma música da banda AC/DC. Sim, “Big Jack”, que acabou batizando a cervejaria. Em 2016 resolveu profissionalizar o hobby e começou a fazer cervejas com fins comerciais, produzindo suas receitas criadas na panela em outras cervejarias. A produção caiu no gosto do público.
No ano seguinte, durante o Empretec, curso oferecido no país pelo Sebrae, Dalazen decidiu construir a fábrica própria. Hoje a marca produz 68 estilos de cerveja, inclusive as opções sem álcool e low carb. Para o dono, o título de Melhor Cervejaria do Brasil nasceu de um sonho, mas foi “materializado por pessoas - os nossos colaboradores, pois sem eles nada disso seria possível”.
Onde fica?
SC-108 (Samuel Sandrini) - Orleans
Fone: (48) 9 9184-4778
Instagram: @bigjackcervejaria
Bender Beer/Pedras Grandes
Água, malte, lúpulo e Rock’n Roll! Do coração do sul de Santa Catarina, na histórica Pedras Grandes, nasce uma cervejaria com alma forte, ingredientes de qualidade e muito orgulho da sua terra. A Cervejaria Bender Beer é pequena no tamanho, mas gigante no sabor – com rótulos criativos, ousados e cheios de personalidade.
Frutas como butiá, maracujá e mamão papaia dão vida a receitas únicas. Tudo feito com processo artesanal, sem pressa, do jeito que tem que ser.
É assim desde o início, quando em 2017 Cristian Pires Bender teve a ideia de criar o negócio. O que começou por hobby conquistou o gosto do público. Agora a Bender Beer já conta com bar próprio, no Centro de Pedras Grandes, onde, de sexta a domingo, das 18h às 22h, oferece vários estilos de chope, pizzas e hambúrgueres.
A Bender Beer se destaca por fazer cerveja artesanal de verdade e por sua parceria com bandas e músicos. Não por acaso, cervejas de bandas como Brasil Papaya, Skrotes e Rodrigo Gnomo fazem parte do seu portfólio de produtos.
Além disso, no próximo dia 16, a banda da cervejaria estará tocando no Parque Casa dos Arcos, na entrada da cidade. Se você curte explorar novos sabores e apoiar o que é local, experimente uma Bender. Sinta o gosto de sua história em cada gole.
Onde fica?
Rua José Bento, 84 - Pedras Grandes
Fone: (48) 9 9147-3606
Instagram: @bender_beer