Chuva rápida causou alagamentos no Morro Grande, em Sangão. Inmet emitiu alerta laranja para mais de 80 cidades
Divulgação/Folha Regional A Defesa Civil emitiu um alerta na tarde desta terça-feira, dia 13, para tempestades severas com rajada de vento, alagamentos, granizo, raios e risco de enxurradas para os municípios de Orleans, Pedras Grandes, São Ludgero, Treze de Maio, Tubarão e Urussanga na próxima hora. No Distrito do Morro Grande, em Sangão, o temporal causou alagamentos pontuais.
De acordo com estimativa de radar meteorológico, os volumes de precipitação variaram entre 45 e 60 mm, o que provocou extravasamento temporário do sistema de drenagem, resultando em acúmulo de água em vias públicas e em áreas próximas a residências. O evento ocorreu de forma rápida, causando transtornos momentâneos, sem registro de danos estruturais, vítimas ou necessidade de remoção de moradores.
.jpg)
A Defesa Civil de Sangão realizou o monitoramento das áreas afetadas, especialmente no bairro Morro Grande, acompanhando a evolução da situação.
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Sangão encontra-se no local realizando trabalhos operacionais, com ações de desobstrução, drenagem e mitigação dos pontos de alagamento.
No Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, moradores registraram queda de granizo por alguns minutos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou um alerta laranja (perigo) para 84 cidades de Santa Catarina por causa da previsão de chuva intensa. Há chance de chuva de até 100 milímetros por dia e ventos que podem chegar a 100 km/h. O aviso vale até as 23h59 de terça-feira. Também há risco de granizo, falta de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações.
Entre as tardes e noites de quinta (15) e sexta-feira (16) segue a condição de temporais típicos de verão entre o Meio-Oeste e o litoral de Santa Catarina.
Apesar de isolados, estes temporais podem ser intensos, acompanhados de vendavais e altos acumulados em curto período de tempo e trazendo risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos e alagamentos.
Os temporais mais intensos são esperados, novamente, nas áreas já afetadas nos últimos dias, incluindo pontos do Litoral Sul e do norte catarinense.