Pelo comportamento do fenômeno, a Defesa Civil do Estado desconfia que houve uma microexplosão
Um forte temporal atingiu a região oeste de Santa Catarina na noite desta sexta-feira, dia 18, e manhã deste sábado, dia 19. A Defesa Civil registrou prejuízos nas cidades de Chapecó e Anita Garibaldi.
Em Chapecó, as rajadas de vento derrubaram árvores e casas ficaram destelhadas. Pelo comportamento do fenômeno, a Defesa Civil do Estado desconfia que houve uma microexplosão, mas ainda analisa imagens, dados do radar, características do evento e estragos para confirmar a hipótese. Apesar dos prejuízos, não houve feridos.
Segundo moradores locais, a chuva de granizo foi especialmente intensa na parte sul do município de Anita Garibaldi, atingindo os bairros Borges e Olaria, além do Clube Lago Azul. A quantidade de granizo que caiu na cidade foi comparada à registrada no município gaúcho de Vacaria, que também sofreu com o fenômeno na última terça-feira, dia 15. A tempestade gerou uma grande repercussão nas redes sociais devido à força e à extensão do granizo.
As autoridades locais seguem monitorando a situação e realizando os levantamentos necessários para entender a extensão total dos prejuízos. A prefeitura de Anita Garibaldi está em contato com a Defesa Civil para planejar as ações de assistência às vítimas e ajudar na reconstrução das áreas afetadas.
Em Chapecó, cerca de 59 casas foram atingidas, segundo a Defesa Civil, mas não há registro de desalojados. O coordenador municipal da Defesa Civil, Walter Parizotto, explica que o órgão atua na entrega de lonas aos moradores atingidos, que trabalham na recuperação das casas.
Há dezenas de árvores caídas, placas e um aviário destruído. Há bloqueios nos acessos das linhas Sarapião e Tormen. Os servidores municipais estão trabalhando na desobstrução das ruas.
Confira a previsão do tempo em SC
Neste sábado, dia 19, a previsão é que ocorra aumento da nebulosidade e condição de chuva em SC, no decorrer do dia, com trovoadas isoladas, melhorando à noite, a partir do oeste do Estado.
A temperatura diminui em todas as regiões, com máximas de 25 a 26ºC no oeste e norte catarinense devido ao deslocamento de uma frente fria, seguida de uma massa de ar mais frio (alta pressão) avançando para o Sul do Brasil.
No domingo, dia 20, da Grande Florianópolis ao norte de SC, muitas nuvens e condição de chuva fraca e bem isolada na madrugada e manhã, com poucas chances de aberturas de sol. No oeste e sul do estado, sol entre nuvens.
A temperatura fica amena ao amanhecer, com mínimas de 11 a 12°C em grande parte das regiões. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, em torno de 4°C e condição de geada bem isolada. Máximas de 20 a 24°C no estado, chegando a 26°C no oeste.
Na segunda-feira, dia 21, o sol aparece com nuvens em SC, ainda com muita nebulosidade da Grande Florianópolis ao norte do estado, especialmente pela manhã.
A temperatura não sobe muito durante o dia. Mínimas de 10 a 11°C em grande parte das regiões. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, de 2 a 4°C e condição de geada isolada. Máximas de 19 a 22°C no estado, chegando a 25°C no oeste.