Quarta-feira, 19 de novembro de 2025
Tubarão
24 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
15 °C
COTIDIANO

Três questões do Enem 2025 são anuladas após suspeita de vazamento

Inep confirma anulação após detectar semelhanças entre itens da prova e materiais publicados antes do exame; Polícia Federal foi acionada para investigar possível vazamento

Brasil, 18/11/2025 18h31 | Por: Narciso Barone- Redação SIte On | Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, na tarde desta terça-feira (18), que três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão anuladas.

Em comunicado oficial, o Inep explicou que a decisão foi tomada pela equipe técnica após serem identificadas semelhanças entre itens que circulavam na internet e questões presentes na prova aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, que contou com mais de 4 milhões de candidatos.

Segundo a nota, relatos de antecipação de questões similares levaram a comissão assessora responsável pela montagem da prova a analisar o caso. Com base nessas informações, a anulação de três itens foi confirmada.

Leia também: “Tivemos que fazer a prova no chão”: Candidatos do Enem reclamam de superlotação e desorganização na aplicação da prova em Laguna

Vídeo divulgado antes da prova levantou suspeitas

Um vídeo de uma transmissão ao vivo, publicado dias antes do segundo dia de aplicação do exame, repercutiu nas redes sociais.

A partir das imagens, o Inep identificou que havia similaridades pontuais entre o conteúdo divulgado e algumas questões da prova.

O instituto, no entanto, reforça que nenhuma questão foi apresentada exatamente igual à aplicada no Enem 2025.

Investigação da Polícia Federal

O Inep acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a conduta e a autoria da divulgação.

A PF será responsável por apurar uma possível quebra de confidencialidade ou má-fé na publicização de conteúdos sigilosos. Por se tratar de um exame federal, a apuração é de competência da corporação.

Como funcionam os pré-testes do Enem

Para elaborar as provas, o Inep utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), um modelo estatístico que exige que todas as questões sejam pré-testadas com grupos de estudantes antes de integrarem o exame.

Essa etapa é necessária para calibrar o nível de dificuldade de cada item.

Por isso, participantes de pré-testes podem ter contato com questões que, futuramente, venham a ser usadas em alguma edição do Enem.

Os itens aprovados passam a compor o Banco Nacional de Itens (BNI), que reúne todas as questões disponíveis para as provas.

O Inep reforça que adota protocolos rigorosos de segurança em todas as etapas, garantindo a isonomia, a lisura e a validade da edição 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!