Data deverá ser comemorada anualmente em 24 de setembro, dia do nascimento da escritora e poetisa
A partir de agora, 24 de setembro passa a ser o Dia Municipal da Poesia Alice Cardoso de Jesus, em Tubarão. É o que determina uma lei que acaba de entrar em vigor com a sanção do prefeito Estêner Soratto.
A data deverá ser comemorada anualmente em 24 de setembro, dia do nascimento da escritora e poetisa tubaronense Alice Cardoso de Jesus. O projeto que deu origem à lei municipal é de autoria do vereador Maurício da Silva e foi aprovado pela Câmara, por unanimidade, no final do mês passado.
Pela lei, o Dia Municipal da Poesia Alice Cardoso de Jesus será celebrado com a realização de seminários, concursos, lançamento de livros, roda de conversa sobre literatura, varal de poesias, campanhas e outras atividades que visem a estimular a participação dos estudantes, escritores e população em geral no estudo e difusão das obras dos poetas e poetisas locais.
Os eventos deverão ser organizados pelo órgão competente da prefeitura, pela Academia Tubaronense de Letras (ACATUL) e pela coordenação do evento “Entre versos e memórias: a poesia e o legado de Alice Cardoso de Jesus”.
Renomada na arte da poesia, escritora só foi alfabetizada aos 42 anos
Alice Cardoso de Jesus nasceu no dia 24 de setembro de 1927. É uma escritora e poetisa tubaronense que teve a oportunidade de ser alfabetizada somente aos 42 anos pelo antigo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), mas tornou-se renomada na arte da poesia.
Alice teve uma infância marcada por adversidades. Enfrentou a perda precoce de sua mãe e a impossibilidade de frequentar a escola. No Mobral pôde, enfim, realizar seu sonho: aprender a ler, escrever e fazer poesias.
Lançou obras como Pérola Negra (1978) e Chama da Esperança (1986) e participou da coletânea Vozes do Sul (1991). Sua produção foi reconhecida pela força literária e pela sensibilidade social. Autodidata e vencedora de diversos concursos estaduais de poesia, Alice tornou-se membro da Academia Sul Catarinense de Letras. Sua obra mais recente foi Gotas de Luz (2004). Alice Cardoso de Jesus faleceu em 7 de janeiro de 2011.