O evento reuniu mais de 9 mil pessoas, entre autoridades, especialistas, empreendedores e cidadãos engajados no desenvolvimento urbano
O Summit Cidades 2024, realizado nesta semana em Florianópolis, reuniu mais de 9 mil pessoas, entre autoridades, especialistas, empreendedores e cidadãos engajados no desenvolvimento urbano.
O evento, que já se consolidou como um dos principais encontros do setor no Brasil, proporcionou uma rica programação de palestras, workshops, debates e networking, com foco em empatia, sustentabilidade e inovação.
O Summit Cidades 2024 se destacou pela diversidade de temas abordados e pela qualidade dos palestrantes, que compartilharam suas experiências e conhecimentos com o público.
Entre eles, dois profissionais de Tubarão tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e abordar projetos inovadores que estão em desenvolvimento.
O engenheiro sanitarista Alexandre Martins, de Tubarão, que já atuou como secretário adjunto do Estado de Infraestrutura e como engenheiro da Amurel, participou do evento com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) e apresentou um modelo de triangulação de informações com a mineração de dados apresentados nos licenciamentos ambientais e os dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) com foco na confiabilidade dos dados encaminhados e validação com os volumes de extração informados e fiscalizados no licenciamento ambiental, estimando um aumento das receitas municipais com os royalties da mineração Compensação Financeira pela Exploração Mineral – CFEM.
“Somente para Tubarão os estudos prévios estimam um incremento de R$ 200.000,00 ano a mais de recursos oriundos da CFEM. Para municípios como Gravatal, Braço do Norte e Imbituba os índices podem ser maiores ainda no aumento desta receita. O CIGA está validando o artigo técnico apresentado e estamos no planejamento do sistema a ser anexado ao sistema SINFAT Municípios, que hoje faz a gestão dos processos de licenciamento ambiental municipal”, explica.
“Participar do Summit Cidades foi uma experiência única e motivadora. Estar no grupo de grandes personalidades e fantásticos cases de sucesso nos anima a continuar aprendendo e desenvolvendo novas jornadas e ciclos. Agradeço a oportunidade de alestrar com a equipe do SINFAT Municípios, do CIGA. Muitas novidades e ideias para inovar no processo da gestão ambiental”, comenta o engenheiro.
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, e atual presidente do Movimento Catarinense pela Excelência, participou de um painel para discussão de como impulsionar startups desde o crescimento inovador até alcançar a excelência operacional.
“Um dos pontos que destaco desde já é a urgente necessidade de fortalecer a gestão das empresas em seus primeiros anos de vida. Esse é um debate muito relevante para fortalecer os ecossistemas de inovação e, por consequência, fortalecer o desenvolvimento econômico das cidades.
Diálogos inspiradores para o futuro das cidades
O evento também foi palco de importantes debates sobre políticas públicas, microempreendedorismo, economia catarinense, governança urbana e o uso de novas tecnologias.
Autoridades como o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e o ministro das Cidades, Jader Filho, apresentaram suas visões para o desenvolvimento das cidades brasileiras.
O encerramento do Summit Cidades 2024 ficou por conta do comunicador e apresentador Serginho Groisman, que compartilhou sua trajetória e visão sobre a comunicação, interagindo diretamente com o público.
A palestra de Groisman foi um momento de inspiração e reflexão sobre o papel da comunicação na construção de cidades mais justas e humanas.
Sucesso de público
O Summit Cidades 2024 foi um grande sucesso, com 92,53% dos participantes do primeiro dia, 90,9% do segundo dia e 90,55% do terceiro dia se declarando satisfeitos com a qualidade das palestras.
O evento também proporcionou oportunidades de capacitação, networking e prospecção de negócios, com a participação de 512 palestrantes, 8,6 mil participantes e 13 experiências simultâneas.
O Summit Cidades 2024 foi realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo (Cincatarina) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Mais de 70 empresas e instituições participaram da construção do evento, que contou com o apoio de diversos parceiros estratégicos e patrocinadores.