A combinação de calor e formação de uma frente fria deve provocar temporais isolados em algumas regiões
Willian Reis/Folha Regional Neste último fim de semana do ano de 2025, o calor intenso predomina em Santa Catarina. Neste sábado (27), o dia será de sol entre poucas nuvens e sensação de abafamento, especialmente no Norte do estado, onde as temperaturas máximas ultrapassam 35°C em algumas localidades.
O risco permanece moderado a alto para ocorrências associadas ao calor intenso. No entanto, as condições do tempo mudam a partir da tarde, quando o calor, combinado à umidade disponível na atmosfera e à formação de uma nova frente fria no RS, favorecem a ocorrência de temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa.
No domingo (28), o dia amanhece com predomínio de sol entre poucas nuvens. O vento muda de direção nas regiões litorâneas – passando de norte/nordeste para sul/sudeste – as temperaturas ainda continuam altas, principalmente no Litoral Norte e Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.
A partir da tarde, o calor e a umidade somados a instabilidades associadas a uma baixa pressão no interior do continente, favorecem o desenvolvimento de temporais com raios, rajadas de vento (podem ultrapassar os 70 km/h entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis), eventual queda de granizo e chuva intensa.
Na segunda-feira (29), o dia começa com predomínio de sol entre poucas nuvens, semelhante aos dias anteriores. As temperaturas seguem altas, porém com leve redução em relação aos dias anteriores, com máximas entre 30°C e 35°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nessas regiões, o risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas ao calor intenso, nas demais áreas, o risco é baixo.
Entre a tarde e à noite, o calor e a umidade, aliados à passagem de uma frente fria pelo oceano e à atuação de uma baixa pressão no interior do continente, favorecem a ocorrência de temporais com raios, rajadas de vento (podendo ultrapassar 60 km/h nas áreas de divisa com o PR), chuva intensa e eventual queda de granizo.
O risco é alto para alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e destelhamentos, especialmente do Planalto Sul até as divisas com o PR. Nas demais regiões, o risco é moderado.