Nesta quinta-feira, a máxima deve passar dos 30°C em Tubarão e região
A quinta-feira, dia 21, penúltimo dia de inverno, terá clima típico de verão em Santa Catarina. O inverno se despede e a primavera no Hemisfério Sul começa neste sábado, dia 23, às 3h50, e termina no dia 22 de dezembro de 2023, à 0h27 (horário de Brasília).
No amanhecer as temperaturas oscilam entre 16 e 20°C na maior parte do Estado, com exceção dos planaltos, onde devem variar entre 13 e 15°C. Máximas entre 30 e 35°C no Grande Oeste e no Litoral Sul e de 26 a 30°C nas demais regiões. A máxima deve passar dos 30°C em Tubarão e região. Apenas na Serra as temperaturas ficam mais baixas, em torno dos 23 aos 25°C.
O vento médio sopra com direção norte/nordeste, com velocidade em torno de 20 km/h e rajadas de 40 km/h no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Mar pouco agitado, com ondas de sudeste entre 1,5 m e 2,0 m.
A sexta-feira, dia 22, inicia com formação de nevoeiros em Santa Catarina, que se dissipam no decorrer da manhã, dando lugar ao predomínio de sol entre poucas nuvens. Entre a tarde e noite, uma baixa pressão atmosférica aliada ao calor e umidade, favorece a formação de instabilidades em todas as regiões.
As chuvas podem ocorrer em forma de temporais com chuvas intensas, especialmente entre o Meio-Oeste e o norte.
No amanhecer, mínimas de 19 a 21°C no Oeste e litoral e de 16 a 18°C no restante das áreas. As temperaturas se elevam rapidamente antes das chuvas, com máximas entre 30 e 35°C do Oeste ao Litoral Norte e Vale do Itajaí, de 26 a 30°C entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul e na casa dos 23°C na Serra.
No sábado, dia 23, uma alta pressão atmosférica mantém o tempo firme na maioria das regiões catarinenses. Apenas entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas áreas mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Mínimas entre 19 e 21°C no Oeste e faixa litorânea e de 15 a 19°C no restante das áreas. As temperaturas se elevam rapidamente e o calor ganha força no Estado, com máximas de 33 a 36°C no Vale do Itajaí e no Grande Oeste, podendo ficar na casa dos 39°C no Extremo Oeste. Nas demais regiões as máximas ficam entre 29 e 32°C. O vento médio sopra do quadrante norte pelo estado, com velocidade entre 15 e 20 km/h e sem rajadas.
No domingo, dia 24, e na segunda-feira, dia 25, uma frente fria que atua no Rio Grande do Sul continua favorecendo temporais isolados nas áreas de divisa com Santa Catarina e não se descartam pancadas de chuva na porção central do estado.
As temperaturas seguem se elevando rapidamente, trazendo calor principalmente no domingo, quando as máximas ultrapassam os 35°C em grande parte do Estado, podendo se aproximar de 40°C no Extremo Oeste e no Litoral Norte.