Neste domingo predomina condições de nebulosidade e chuva no decorrer do dia
Neste domingo, dia 26, a condição de tempo nublado persiste durante todo o período no Estado, com condição para chuva isolada no litoral e em áreas próximas entre o final da tarde e à noite, devido a circulação marítima.
Em função da formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) a chuva começa a retornar em todas as regiões entre o final da noite e a madrugada da segunda-feira, dia 27, com risco baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas à chuva.
O vento varia de sudeste a nordeste, com intensidade fraca a moderada, e rajadas de até 45 km/h na costa catarinense ao longo do dia, perdendo intensidade à noite.
No amanhecer, as mínimas ficam próximas de 0°C na Serra, variam entre 3 e 8°C do Extremo Oeste aos planaltos e na Grd. Florianópolis Serrana, e oscilam entre 7 e 15°C nas demais áreas.
À tarde as máximas variam entre 6 e 16°C entre os planaltos na Grd. Florianópolis Serrana e no Litoral Sul e marcam entre 15 e 19°C no restante do estado, com risco moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável.
Mar agitado em toda a costa catarinense, com ondas de sul entre 1,5 e 2,0m e picos de 2,5m.
A segunda-feira, dia 27, já inicia com tempo instável desde a madrugada, a chuva por alguns momentos ocorre de forma mais intensa em forma de temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda granizo, principalmente do centro ao leste do estado, devido a formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de nordeste a oeste no interior de SC e de sudeste a nordeste no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 50 km/h do Oeste aos planaltos ao longo do dia, e de até 65 km/h entre a tarde e a noite na costa.
As mínimas variam entre 7 e 11°C, entre os planaltos e na Grd. Florianópolis Serrana e oscilam entre 11 e 18°C nas outras regiões. As máximas marcam entre 15 e 18°C no litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí e variam entre 8 e 14°C nas demais áreas.
Na terça-feira, dia 28, o aprofundamento do sistema de baixa pressão favorece a formação de um ciclone extratropical no mar, na altura do RS, diminui as instabilidades no continente, mantendo as mesmas no mar, o que deixa o dia mais nublado do Extremo Oeste o Planalto Sul e com sol e poucas nuvens no litoral e em áreas próximas.
Devido a influência do ciclone, o vento varia de oeste a sudoeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 65 km/h com pontuais acima, do centro ao leste do estado.
As temperaturas mínimas ficam próximas de 0°C nos pontos mais altos da Serra, oscilam entre 2 e 7°C entre os planaltos e marcam entre 6 e 14°C nas outras regiões. As máximas variam entre 7 e 13°C no Grande Oeste e no Planalto Sul e marcam entre 13 e 21°C no restante do estado.