Defesa Civil, prefeitura e secretarias se reúnem neste domingo para levantamento dos locais afetados
Defesa Civil SC/Divulgação/Folha Regional O município de Laguna foi atingido neste sábado, dia 27, por volta das 18h, por rajadas de ventos, chuva intensa e descargas elétricas, que atuam de forma repentina e localizada.
De acordo com a Defesa Civil, a microexplosão teve duração aproximada de cinco minutos e ocorreu de forma pontual, atingindo algumas localidades específicas da cidade, enquanto outras regiões não sofreram impactos.
O fenômeno acontece quando uma forte corrente de ar desce rapidamente da nuvem, atingindo o solo e se espalhando em várias direções, provocando danos significativos no ponto de impacto.

No bairro Mar Grosso, a força do vento causou destelhamentos, danos a estabelecimentos comerciais e residências, além de queda de postes, árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Também houve registros de obstrução de vias públicas em razão da queda de árvores e estruturas. Até o momento, foram contabilizadas cerca de 10 ocorrências, felizmente sem registro de vítimas.
As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam desde o início do evento, atendendo chamados, realizando vistorias, desobstruindo vias e prestando apoio às famílias afetadas, incluindo a distribuição de lonas. Paralelamente, está sendo feito o levantamento técnico dos danos para avaliar a necessidade de decreto de situação de emergência.
O prefeito Preto Crippa acompanha a situação de perto e esteve na unidade da Defesa Civil, junto com a coordenadora Karoline Martins e equipes técnicas para verificar a situação.
Levantamento dos estragos
Segundo a Defesa Civil Regional, na manhã deste domingo, dia 28, ocorre uma reunião com a prefeitura e demais secretarias e voos de drone nos locais mais afetados e edificações públicas para identificação do quantitativo de residências afetadas e quantitativo de telhas necessárias para solicitar a Secretaria do Estado.